Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a amamentação é uma estratégia eficaz para uma sociedade mais saudável e com qualidade de vida. Portanto, devemos garantir que todos tenham a oportunidade de amamentar seus filhos com segurança, respeito e conforto. Neste ano, a mensagem da Semana Mundial do Aleitamento Materno é “Amamentação: apoie em todas as situações”.
O Ministério da Saúde reforça que a amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. O aleitamento materno, comprovadamente, reduz o número e a gravidade das infecções que podem acometer as crianças durante o primeiro ano de vida; além de ser fator fundamental na prevenção de doenças como o diabetes tipo II, dislipidemias e até alguns tipos de câncer no adolescente e no adulto jovem; sem falar na obesidade e sobre peso que hoje assola a sociedade de maneira geral.
E ainda cabe relembrar que o leite materno não representa custo adicional para aquisição de alimentação da criança durante todo o primeiro semestre de vida, devendo ser utilizado de forma exclusiva, dispensando a utilização de água, chás ou outros alimentos.
*Hospital Amigo da Criança*
O Hospital São Francisco tem o título de “Hospital Amigo da Criança” desde 2002, dado pela UNICEF, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde às instituições que incentivam efetivamente o aleitamento materno exclusivo.
No Ambulatório de Amamentação, por exemplo, uma inciativa faz toda diferença para as mães: a “Rosquinha de mama”. Esse material é produzido pelas próprias técnicas de enfermagem do setor, Sandra e Julia, e é feita de um tecido macio (meias de algodão doadas por uma empresa parceira), com várias finalidades e benefícios para a paciente como:
– Evita o atrito do mamilo lesionado ou sensível, segura o vazamento do leite evitando a mãe ficar com a roupa molhada;
– Evita candidíase mamária;
– E substitui o uso da concha e do absorvente para seios;
– O tecido também pode ser utilizado como “tipóia” para apoiar seios volumosos, evitando dores ao amamentar.
Para quem está amamentando e precisa de auxílio, o ambulatório funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 11h no CEAMI (Centro de Atendimento Materno-Infantil); e o Disk-Amamentação: 3954-2434 que funciona 24h por dia.