O Hospital São Francisco foi escolhido desde 2012 pelo Governo Federal para a instalação deste novo serviço fazendo parte do PERSUS (Plano de Expansão de Radioterapia), que prevê a cobertura em regiões consideradas estratégicas para o tratamento contra o câncer.
Segundo informações do Ministério da Saúde, essa solução em radioterapia (prédio e acelerador linear) corresponde a R$ 7 milhões de investimento, sendo que todo mobiliário, equipamentos e melhorias externas ficou a cargo do hospital, que contou com a colaboração de parceiros e doadores. “Estamos muito felizes com a finalização deste projeto, que representa muito para nós e para nossos pacientes. É uma nova fase para o tratamento oncológico da região”, afirma Mara Liberato, diretora administrativa do hospital.
A inauguração acontecerá no próximo dia 20 de agosto às 17h e contará com a presença de autoridades como José Barreto Campelo Carvalheira, Coordenador Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, que virá representando o Ministério da Saúde, Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth e o Prefeito de Jacareí, Izaias Santana. Além disso, foram convidados médicos, empresários, parceiros e representantes da sociedade civil.
Hoje o Hospital realiza mais de 1.600 atendimentos por mês na área do câncer, sendo cerca de 80% para pacientes do SUS de 7 cidades da região (Jacareí, Santa Branca, Igaratá, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela) entre sessões de quimioterapia, consultas, cirurgias, cuidados paliativos e internações.
O aparelho de radioterapia instalado no Hospital São Francisco é de última geração, sendo o primeiro na região a oferecer a tecnologia IMRT (procedimento com modulação da intensidade do feixe), ou seja, a radiação atinge diretamente o tumor, preservando os tecidos e contribuindo para alcançar índices de cura mais elevados.
Benefícios da Radioterapia:
• Mais agilidade no tratamento para avaliação médica;
• Capacidade para realizar cerca de 2.000 sessões por mês;
• Todos os equipamentos e estrutura necessárias no mesmo lugar, sem que o paciente precise ir a outro centro – tratamento global;
• Qualidade do tratamento contribuindo para alcançar índices de cura mais elevados.