Na terça-feira (20), aconteceu a inauguração da Radioterapia do Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí. O evento aconteceu no próprio hospital, com a presença de autoridades, parceiros, colaboradores, benfeitores, médicos, empresários e representantes da sociedade civil.
Estiveram presentes o Coordenador Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, José Barreto Campelo Carvalheira, que representou o Ministério da Saúde, o Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth e o prefeito de Jacareí, Izaias Santana.
Na festividade, além da tradicional cerimônia de retirada da fita inaugural, houve a assinatura do termo de recebimento definitivo do espaço pelo Hospital e o poder público, e todos os presentes puderam visitar as instalações do setor.
Para a cerimônia, representando os pacientes atendidos pela Oncologia do HSFA, a paciente Célia Maria dos Santos teve a honra de participar da inauguração puxando o a fita inaugural com as autoridades.
Célia é moradora do Parque Califórnia e acompanhou a construção e crescimento do Hospital São Francisco e hoje, recebe tratamento oncológico no hospital. Devido a sequelas da luta contra o câncer, Célia está com a mobilidade de pernas e braços comprometida, mas foi amparada durante todo o evento pelas autoridades e familiares. “Amei receber esta homenagem e é uma honra fazer parte dessa história”, finalizou Célia.
Tanto Célia quanto as autoridades presentes, receberam uma escultura de São Francisco de Assis, produzidas pelo artesão do município de Jundiaí, Nei Nanzi, especialmente para a ocasião.
*SOBRE O PERSUS*
O Hospital São Francisco foi escolhido desde 2012 pelo Governo Federal para a instalação deste novo serviço fazendo parte do PERSUS (Plano de Expansão de Radioterapia), que prevê a cobertura em regiões consideradas estratégicas para o tratamento contra o câncer.
Segundo informações do Ministério da Saúde, essa solução em radioterapia (prédio e acelerador linear) corresponde a R$ 7 milhões de investimento, sendo que todo mobiliário, equipamentos e melhorias externas ficou a cargo do próprio hospital que contou com a colaboração de parceiros e doadores.
Hoje, o hospital realiza mais de 1.600 atendimentos por mês na área do câncer, sendo cerca de 80% para pacientes do SUS de sete cidades da região (Jacareí, Santa Branca, Igaratá, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela) entre sessões de quimioterapia, consultas, cirurgias, cuidados paliativos e internações.
O aparelho de radioterapia instalado no Hospital São Francisco é de última geração, sendo o primeiro na região a oferecer a tecnologia IMRT (procedimento com modulação da intensidade do feixe), ou seja, a radiação atinge diretamente o tumor, preservando os tecidos e contribuindo para alcançar índices de cura mais elevados.