Geyson Arruda, de 45 anos, está à frente da campanha “Amigo de Autista”, que visa promover a conscientização sobre o autismo através de camisetas usadas em jogos de futebol.
A iniciativa surgiu após Geyson se inspirar ao ver campanhas semelhantes em times de São Paulo e, em especial, ao notar o goleiro Cássio, ex-Corinthians e agora no Cruzeiro, usando o símbolo do quebra-cabeça, associado ao autismo, em seu uniforme.
“O objetivo é fazer as pessoas entenderem que o autismo é cada vez mais presente em nossas vidas. Muitos sabem da existência do autismo, mas poucos realmente compreendem o que ele significa”, explica Geyson.
A campanha tem como meta derrubar barreiras e combater o preconceito, promovendo a mensagem de que “lugar de autista é em todo lugar”. Embora Geyson não tenha familiares com autismo, ele conhece várias pessoas que têm filhos autistas e percebeu a intensidade da luta diária dessas famílias. Movido por essa realidade, ele decidiu criar a página no Instagram: @amigo_de_autista.
“No início, eram apenas duas camisetas que eu usava pessoalmente nos jogos. No entanto, a repercussão foi tão positiva que jogadores amadores de Jacareí e São José dos Campos se uniram à causa, adotando a camiseta como parte de seus jogos”, conta Geyson.
Ele destaca que é emocionante ver os jogadores usando a camisa, que não possui escudo de nenhum time, o que permite que seja usada em qualquer partida. “É gratificante saber que minha criação está ajudando a espalhar essa mensagem de inclusão”, conclui Geyson.
Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo Instagram: @amigo_de_autista.