Cartuchos Novos, reciclados ou compatíveis? Qual Comprar?

0 0

Quem tem impressora muitas vezes na hora de comprar o cartucho de tinta fica sem saber pelo que optar: os cartuchos novos e originais, os cartuchos reciclados ou os compatíveis.

Atualmente está na moda esse papo sobre preservação ambiental e economia ecologicamente sustentável, moda que nos “força” muitas vezes pensar em cartuchos ecológicos e afins. Mas eles são realmente uma opção?

Antes de tudo vamos diferenciar os tipos de cartuchos existentes no mercado. Basicamente extem Cartuchos Originais, Compatíveis e Reciclados sendo eles:

 

Cartucho original – também chamado de OEM é o cartucho produzido pelo próprio fabricante da impressora, por exemplo: hp. lexmark, epson, canon, etc.

Cartucho compatível ou similar – é o cartucho que é produzido por fabricantes independentes, que não fabricam impressoras com sua marca, mas desenvolvem tecnologia própria e produzem cartuchos para impressoras OEM, exemplo: maxprint, faber castell, multilaser, etc.

Cartucho reciclado (o mesmo que manufaturado) são cartuchos originais ou compatíveis que passam por um processo que envolve: testes de circuitos, avaliação da cabeça de impressão, entupimento, avaliação dos filtros e se aprovados são submetidos a limpeza, retirada de divisórias para aumento da capacidade, troca das esponjas e enchimento. Em seguia, passam por testes de impressão e se aprovados, são embalados e entregues ao cliente no balcão ou podem ser produzidos em grande escala para serem distribuídos e vendidos em lojas de informática, livrarias, etc.

 

Quanto à qualidade, tanto os cartuchos reciclados e os compatíveis podem ter a mesma qualidade e rendimento ou até mesmo serem superiores aos OEM’s, isso vai depender do equipamento e a técnica usados. É claro que em todo segmento tem empresas sérias e profissionais que buscam o constante aperfeiçoamento para melhorarem cada vez mais a sua qualidade, mas também tem os aventureiros que acham que o processo é simples, não utilizam equipamentos próprios e técnicas adequadas e acabam por colocar no mercado produtos com péssima qualidade e com isso deixam os consumidores inseguros e desacreditados em relação aos reciclados e compatíveis.

No passado, o preconceito a cerca dos cartuchos reciclados era muito grande, pois foram se desenvolvendo vários mitos sobre este método de preservação ambiental e economia, mas atualmente as pessoas tem percebido que este serviço tem qualidade e seriedade.

Alguns mitos que você pode ter ouvido por ai, sobre cartuchos:

 

Se eu usar um cartucho reciclado eu danifico minha impressora?
Este foi um rumor criado pelos fabricantes de cartuchos para que cada vez mais as pessoas consumam seus produtos a preços astronômicos. Quando um cartucho é reciclado de forma adequada por pessoal especializado no assunto não representa perigo para o seu equipamento, pois hoje a qualidade é tanta na prestação deste serviço que é oferecida até garantia no caso de geração de danos.

 

Meu produto vai perder a garantia se eu utilizar um cartucho reciclado?
É um direito seu garantido por lei utilizar qualquer tipo de cartucho no seu equipamento, o fabricante não tem nem um direito de retirar o certificado de garantia do produto por conta disso.

 

Esta coluna não visa a indicar se você deve optar por um ou por outro, na verdade quem escolhe o que é melhor é você, na uma empresa ou um técnico. A proposta foi apenas explicar um pouco do que se trata cada caso, e esclarecer alguns mitos.

Espero ter ajudado e qualquer duvida deixe seu comentário aqui…

 

Abraços a todos…

 

Saúde, Paz e Sucesso…

 

Ricardo de Macedo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *