
A audiência pública que tratou do Plano Municipal de Arborização Urbana de Jacareí foi realizada na noite de quinta-feira (6) na Câmara Municipal.
O secretário de Governo e Planejamento, Arildo Batista, e a secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Claude Mary, estiveram à frente, representando o Executivo Municipal.
Estiveram presentes os vereadores Edgard Sasaki (PSDB), Juliana da Fênix (PL), Paulinho dos Condutores (Podemos), Sônia Patas da Amizade (PSD) e Roninha (Cidadania), que destacaram a necessidade de manutenção das árvores na cidade.
O diagnóstico geral foi apresentado pelo engenheiro ambiental Helder Nocko, da Envex Engenharia e Consultoria, empresa contratada para fazer a análise técnica da arborização urbana do município.
Foram contabilizadas 16.467 árvores e o planejamento para os próximos 20 anos seria a plantação de aproximadamente 27 mil mudas na região urbana. O plano conta com detalhamento do local e espécies permitidas, considerando porte da árvore, fiações elétricas, qualidade das calçadas, entre outros fatores.
A Secretária de Meio Ambiente destacou que a cidade foi dividida em 12 regiões, otimizando o trabalho das equipes na questão de podas e novos plantios.
“Em uma cidade de 350 anos, onde 90% da área urbana é pavimentada, é muito difícil fazer uma reforma estrutural. O que nós optamos em fazer é definir uma determinada região e plantar mudas nas áreas possíveis, como praças e áreas verdes. E vamos começar na região central”, afirmou Claude Mary.
Após o fim do período de consulta pública, que encerra dia 21 de junho, o Plano Municipal de Arborização Urbana será elaborado e encaminhado para a aprovação dos vereadores, previsto para o segundo semestre deste ano.