Campanha educativa: Cadeiras de rodas ocupam vagas de estacionamento destinadas as pessoas com deficiência

0 0

Foto: Alex Brito/PMJ
A Prefeitura de Jacareí, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), iniciou nesta semana uma série de ações voltadas a conscientização dos direitos das pessoas com deficiência, em homenagem ao dia 3 de dezembro, ‘Dia Internacional da Pessoa com Deficiência’.

Nesta segunda-feira (3), das 8h30 às 10h, aconteceu a campanha educativa, na Praça dos Três Poderes, para orientar a população sobre o uso inadequado das vagas preferenciais de estacionamento. Cadeiras de rodas foram colocadas nas vagas, juntamente com cartazes pedindo “só um minutinho” e agentes de trânsito e profissionais do CMPD entregaram materiais educativos aos motoristas e pedestres.

“Estamos estimulando a reflexão sobre a dignidade das pessoas com deficiência. Nosso objetivo é fazer com que os motoristas respeitem as vagas dos deficientes e percebam a verdadeira importância dos direitos e dos espaços pensados para os PCD’s”, explica Humberto Campimho, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Jacareí.

Para o motorista de ônibus Erasmo Rodela, esse tipo de ação é extremamente importante para a cidade. “A maioria do pessoal não têm a verdadeira consciência, chega e estaciona nas vagas dos cadeirantes e idosos e pensam, eu vou ali e já volto. Os PCD’s precisam acessar com mais facilidade os órgãos da prefeitura, por exemplo. Achei muito legal essa ideia da prefeitura”, completa Erasmo.

TREINAMENTO – No período da tarde aconteceu a ‘Oficina sobre Acessibilidade’, onde os profissionais do PAT participaram de um treinamento para o atendimento dos trabalhadores com deficiência e também experimentaram a ‘Vivência Sentindo na Pele’. Os atendentes e diretores do PAT vivenciaram a realidade de uma pessoa com deficiência física e visual.

Para Leandro Fogaça, diretor de Trabalho e Renda, a ação foi pensada depois do ‘Mutirão do Emprego’ voltado aos PCD’s e seus familiares, realizado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador em maio deste ano. “Sentimos a necessidade de capacitar nossos profissionais para essa importante realidade. Também direcionamos dois servidores para o curso de libras, em parceira com a Escola de Gestão Pública e o Instituto Federal.”

“Além da adequação física do nosso espaço, decidimos aplicar essa vivência com o intuito de ampliar a qualidade do nosso atendimento no PAT de forma cada vez mais inclusiva”, completa Leandro.

As ações da semana em homenagem ao ‘Dia Internacional da Pessoa com Deficiência’ fazem parte de uma parceria da Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana, Educação e Assistência Social, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Jacareí.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *