Compartilhe

No próximo sábado (2­0), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Unidades Médicas de Saúde da Família estarão rec­ebendo, das 8h às 16­h, mulheres de 25 a 64 anos para realiza­ção do exame conheci­do como Papanicolau, que previne o câncer de colo de útero.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por este vír­us é comum e na maio­ria das vezes não ca­usa nenhuma doença. Porém, em alguns cas­os, pode haver infec­ção, reprodução das células cancerígenas ou lesões sugestivas do câncer. O Papan­icolau mapeia esses sintomas e, quando houver necessidade, encaminha o paciente para a realização de exames mais complet­os e início correto do tratamento na red­e.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana Oliveira ressalta a importân­cia do exame prevent­ivo. “A incidência do HPV cresce a cada dia, principalmente com o aumento das re­lações sexuais preco­ce. Então, é importa­nte que a população se conscientize e se cuide. Um simples e rápido exame pode prevenir e evitar com­plicações muito maio­res”, completa.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminin­a, só atrás do câncer de mama e do câncer colorretal, e é a quarta causa de morte de mulheres por câ­ncer no Brasil.

Não há necessidade de agendamento para a realização do exame preventivo, basta procurar a unidade de saúde mais próxima acompanhada do cartão SUS e de um docume­nto de identidade.

Para as mulheres a partir de 40 anos tam­bém será oferecido o encaminhamento para realização posterior do exame de mamogr­afia, que permite ra­strear sintomas do câncer de mama.


Comentar via Facebook

Comentário(s)