Livro resgata figuras ‘mal-assombradas’ de Jacareí

0 0

Houve um tempo em que criança podia ter o bucho virado e até morrer de quebranto. E quem deixava de cumprir promessa podia acabar cruzando com assombração. Para se livrar desses e outros males, o remédio era um bom benzedeiro como o Quinzinho ou a tal de Tiana “parteira”. Os dois sempre tinham uma reza para curar espinhela caída, cavalo capenga e até espantar alma penada.

Quinzinho e Tiana são, digamos, os protagonistas de Encantos e Malassombras de Jacarehy, livro que reúne 10 histórias sobre o universo mágico dos  benzimentos, simpatias, assombrações e figuras encantadas que povoam o imaginário de quem vive na região do Vale do Paraíba.

“Os dois aparecem em praticamente todas as histórias com seus benzimentos e simpatias, sendo que algumas receitas fizemos questão de citar no final do livro”, comenta uma das autoras do livro, a roteirista Tatiana Baruel.

O livro faz parte do projeto homônimo Encantos e Malassombras de Jacarehy, beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) com patrocínio da empresa CCR NovaDutra, e inclui ainda uma peça de teatro e o blog http://encantosemalassombrasdejacarehy.blogspot.com/.

Para escrever as histórias, os autores Tatiana Baruel, Érica Turci, Maristela Lemes e Elton Rivas se inspiraram em relatos de moradores de Jacareí e Santa Branca. Foram mais de dois anos de pesquisas e entrevistas para compor Encantos e Malassombras de Jacarehy. “Há histórias inteiras que a gente inventou. Outras são inspiradas no que ouvimos, mas todas são ambientadas em Jacareí”, afirma Tatiana.

A professora Maristela Lemes lembra que o livro é uma obra de ficção e que a pesquisa foi o ponto de partida para os autores “inventar” as histórias. “O ser humano gosta de contar histórias. É um costume que passa de geração para geração mas que cada um conta do seu jeito. Então a gente resolveu contar do nosso jeito.”

O livro, de 72 páginas, apresenta uma linguagem clara e fluente como exige a ‘contação’ de causos. “Como visa principalmente ao público infanto-juvenil tivemos o cuidado para fazer um texto leve e divertido”, comenta Tatiana. “Até as ilustrações foram pensadas assim, passam a ideia de magia e encantamento”, completa Maristela. As ilustrações  de Encantos e Malassombras são do artista plástico Raico Rafael e o projeto gráfico, de Marcelo Fuuruchi.

Como é beneficiado pela LIC, o livro não será vendido em livrarias mas será distribuído em escolas públicas de Jacareí, centros culturais e na Biblioteca Municipal Macedo Soares.

Internet e teatro – Para ter  acesso às imagens dos bastidores da produção do livro é só acessar o blog http://encantosemalassombrasdejacarehy.blogspot.com/. O internauta também pode fazer perguntas que serão respondidas por um dos personagens malassombrados, o Corpo Seco. “Ele não deixa nenhuma pergunta sem resposta”, garante Tatiana.

Já a performance teatral, que personifica os benzedeiros Quinzinho e Tiana, é feita pelos atores Alê Freitas e Izildinha Costa. “O teatro foi uma forma que encontramos para  divulgar o livro e também incentivar a leitura entre o público infanto-juvenil”, explica Maristela. A peça será apresentada em escolas da rede municipal de Jacareí – o calendário das apresentações ainda está sendo definido.

Happy
Happy
67 %
Sad
Sad
33 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *