Mulheres: Previnam-se contra o câncer do colo do útero

0 0

Acontecerá hoje uma campanha para a prevenção do câncer do colo do útero. O objetivo  é incentivar mulheres, de 25 a 59 anos, a fazer o exame preventivo (papanicolau) — a principal maneira de detectar a doença.

Durante a campanha as mulheres poderão realizar o exame preventivo em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde), UMSF (Unidade Municipal de Saúde da Família) do município e no SIM (Serviço Integral de Medicina), das 8h às 16h, sem a necessidade de agendamento. Basta chegar ao local e solicitar a realização do exame. Todas as mulheres que participarem da campanha receberão o encaminhamento para a realização do exame de mamografia.

De acordo com a ginecologista e obstetra da rede municipal de saúde, Rosa Vasconcelos Cruz, o câncer de colo de útero tem como principal causador o Papiloma Vírus Humano (HPV) e é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, superado apenas pelo câncer de mama. “Por meio da campanha, a prefeitura pretende incentivar a prevenção e aumentar o número de diagnósticos ainda durante a fase inicial da doença. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura”, afirmou a médica.

A ginecologista ressalta que, mesmo as mulheres que já fizeram o exame em anos anteriores, devem procurar as unidades de saúde, já que é recomendável a realização do exame anualmente.

Precauções que devem ser tomadas antes de fazer o exame:

–        Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias que antecedem o exame.

–        Não estar menstruada. Em caso de sangramento fora do período menstrual, procure orientação em uma Unidade Básica de Saúde

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *