Professor de Informática fala sobre roteadores

0 0

Meu Primeiro Roteador Wireless

 

Com o barateamento dos computadores, notebooks e produtos de informática, tornou-se comum a presença de dois, três ou até mais computadores em uma mesma casa. O grande problema que alguns usuários enfrentam é quanto ao acesso a internet para todos os equipamentos.

Com isto a popularização das redes caseiras é cada vez maior. Apesar da rede possibilitar a interligação entre os computadores e o compartilhamento de arquivos, o principal objetivos destas redes é permitir o acesso simultâneo (ou seja, todos os computadores podem acessar ao mesmo tempo) a Internet.

Assim os roteadores ganham cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas.  A função dos roteadores é bem simples: ele identifica quando um micro se conecta a rede e então ele define um IP (sem este número o micro não pode ser identificado na rede) para esse micro. Após isso a tarefa que ele cumpre é de organizar como os dados vão trafegar pela rede.

No mercado existem vários tipos de roteadores wireless, com mais diversos recursos. Abaixo segue algumas dicas que poderão ser úteis na compra do seu “primeiro roteador”.

Não se iluda com siglas e propagandas na caixa ­– Muitos fabricantes usam a sigla “200”, “300”, “500”, entre outros, nos nomes dos seus roteadores, como se fosse a velocidades deles, mas que na realidade seus produtos não passam nem perto de oferecer quando colocados realmente para funcionar. Então não se deixe iludir pela caixa.

Será que 802.11n é realmente muito melhor do que o 802.11g? – Antes de mais nada o que é 802.11? Tal número faz referência ao protocolo (conjunto de instruções e padrões) que é usado nas redes em fio. Ao longo do tempo, diversos padrões 802.11 foram surgindo e o que os diferenciou sempre foram quesitos de velocidade, segurança e especificações avançadas. Atualmente o padrão mais comum é o 802.11g, mas já esta cada vez mais comum o 802.11n. Optar pelo 802.11 é optar pelo que tem mais novo, então, é optar pelo que oferece  melhores resultados, vale a pena.

Quantas portas para conexão cabeadas são necessárias? – Quanto mais melhor, a maioria vem com quatro portas para conector RJ-45, o que se mostra na maioria dos casos o suficiente para instalar alguns micros, Xbox 360 ou um telefone VoIP. Caso você tenha mais aparelhos do que portas, basta optar por outro equipamento o Hub ou o Switch.

É necessário o roteador ter firewall? – Mas espera ai, o que é firewall? O firewall da informática faz jus ao nome, funcionando de maneira análoga ao mecanismo de contenção de fogo. Ao invés de barrar o avanço deste, ele age interceptando e impedindo a difusão de conexões não autorizadas e/ou nocivas em uma rede. Então é uma proteção contra a invasão por hackers em seu computador. Sendo assim é importante sim a existência de firewall em um roteador.

E qual marca comprar? – De todas as perguntas esta é a mais difícil responder, pois não há uma marca unânime no mercado, a sugestão sempre é pesquisar sobre as marcas, ler reviews de pessoas que compraram o equipamento. Evite equipamentos mal avalidados por outros consumidores. Você pode também visitar o site www.abusar.org – nele você encontrara muitas informações sobre marcas e modelos de modem, roteadores e outros equipamentos. No Brasil existem nos mercados varias marcas entre as quais podemos citar DLink, Linksys, Netgear, 3COM, Planet, Trendnet, GTS Telecom, Siemens. Dessas, as duas primeiras estão entre as mais comuns. Mas fica a dica, é comum achar no Brasil modelos antigos e não mais fabricados, tente fugir deles.

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

 

Até a próxima…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *