Como escolher uma impressora

0 0

Olá Pessoal….

 

Hoje vamos falar sobre uma coisa que muitos ficam sem saber como escolher na hora da compra: a impressora ou uma multifucional.

Estes equipamentos são para muitos, imprescindíveis na hora da compra do equipamento de informática.

Atualmente se encontram dois tipos principais de impressoras: a jato de tintas (as mais usadas) e laser, isto sem levar em conta as matriciais que já se encontram praticamente fora de uso, sendo indicada apenas para casos específicos.

Antes de decidir por qual equipamento optar, temos que ter bem claro em mente que é importante pesquisar bastante e, claro, saber exatamente qual o uso que você pretende dar para o equipamento (impressão de textos, desenhos, fotos, gráficos, etc) e da exigência que você faz pela qualidade.

É comoum as pessoas decidirem por qual impressora comprar colocando o preço como sendo um dos mais importantes fatores de escolha. Então a primeira dica importante é não levar em consideração apenas o custo do equipamento, mas sim o custo por página impressa. Para descobrir esta informação é necessário descobrir quantas folhas é impressa por cartucho de tinta ou toner.

Sempre costumo dizer que equipamento de informática é uma relação de custo x beneficio (como quase tudo na vida), e que o equipamento vale o quanto você o usa.

Sendo assim a pessoa deve analisar as reais necessidades e benefícios da opção por uma multifuncional (scanner + impressora) ou uma impressora simples. Não adianta se empolgar com uma multifuncional se sua real necessidade for apenas a impressão, não fazendo uso do modo de scanner.

Feita essa opção, deve-se decidir entre os modelos a laser ou a jato de tinta. O laser leva vantagem em relação ao custo por página, em média a impressão por página das impressoras a laser são de 30% a 40% mais baratas que as da jato de tinta.

A velocidade de impressão, expressa em ppm (páginas por minuto), e a resolução da impressora, expressa em pontos por polegada (ppp ou dpi, em inglês), são as principais medidas utilizadas na comparação dos modelos.

Se você for imprimir pouca coisa, é para uso baixo até mediano, coisas do cotidiano, é recomendando um modelo jato de tinta mais barato.

Outro ponto a ser observado é a qualidade da impressão. Já existem máquinas com resolução maiores de 5.760 dpi. Elas são indicadas para a impressão de fotos. Quem pretende imprimir apenas documentos e relatórios, mesmo com eventuais imagens incorporadas ao texto, pode escolher um modelo com resolução menor. Com 1.440 dpi, o usuário já terá uma boa combinação de qualidade de texto e imagem. Os modelos de 2.880 dpi, por sua vez, são indicados para a impressão de imagens em que o nível de detalhes e a qualidade gráfica sejam importantes.

Também considere se você imprime muitos documentos, escolha uma máquina com velocidade de pelo menos dez páginas por minuto. Quem imprime pouco pode se satisfazer com velocidade de 5 ou 6 ppm.

Estas são apenas algumas dicas para começar a ajudar na escolha da impressora ou multifuncional para você ou sua empresa.

Fica a dica então: Pesquise modelos de impressora, anotando seus dados técnicos: nome, modelo, tipo, ciclo de vida médio, resolução (dpi), páginas impressas por minuto (ppm) em modo monocromático e colorido, preço da impressora, preço do cartucho, vida útil do cartucho e por fim, custo por página impressa. Com todas estas informações alinhadas, você terá uma visão melhor para fazer sua escolha.

Em fim, uma boa compra sempre está ligada a conhecimento, pesquisa, pechincha e comparação entre produtos. Seja uma impressora, computador, celular ou até mesmo um carro. Pense nisto na hora de escolher seu equipamento.

 

Qualquer duvida, não deixe de fazer sua pergunta….

 

Até a próxima semana….

 

Saúde, Paz e Sucesso !!!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *