Rio Comprido ganha horta comunitária

0 0

A manhã de sábado (4) foi especial para muitos moradores do Rio Comprido. Crianças e adultos colocaram a mão na terra para que o bairro ganhasse uma horta comunitária. Cebolinha, batata-doce, feijão-gandu são algumas das espécies plantadas numa área que era degradada e foi recuperada através de uma ação envolvendo a comunidade, a equipe da educação ambiental e os funcionários da unidade de saúde do bairro.

Cláudia Aparecida dos Santos é moradora do bairro há 20 anos e conta que o local da horta antes era cheio de mato: “é a primeira vez que isso acontece aqui”. Cláudia estava animada com as hortaliças e leguminosas que poderão ser colhidas em breve: “já plantamos moranguinho, milho, mandioca, couve, feijão-gandu”.

Os moradores também ajudaram no plantio de hibisco e a colocar bambu no entorno da horta, que agora é de toda comunidade do Rio Comprido. O trabalho foi acompanhado por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e da unidade de saúde, além da equipe de educação ambiental. Todos contribuíram no plantio para que a área degradada fosse recuperada e cuidada pelos próprios moradores.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Roberto Fernandes da Silva, esta foi mais uma das ações de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente desenvolvida com os moradores do Rio Comprido. “É fundamental envolver a comunidade nas intervenções ambientais, para que assim os próprios moradores se apropriem do local e ajudem na conservação das áreas verdes. Uma mudança de comportamento que reflete na melhoria da qualidade de vida de todos.”

Em 2010 foi desenvolvido na Emei do Rio Comprido um trabalho que começou com os animais marinhos e aos poucos o assunto foi sendo levado para a realidade das crianças, como a preservação do rio que leva o mesmo nome do bairro.

Arraiá do Rio Comprido – A próxima atividade no Rio Comprido envolvendo os funcionários da unidade de saúde e da educação ambiental será no dia 16 de junho, às 14h. Dessa vez a comunidade está se mobilizando para promover o Arraiá do Rio Comprido, com comidas típicas, quadrilha e brincadeiras para as crianças. A festa é aberta ao público e será realizada num espaço cedido dentro da empresa Cameron.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *