Chery lança “pedra fundamental” e marca chegada a Jacareí

0 0

Com foco voltado ao crescimento econômico do Brasil, mas mirando exportações para todo o mercado da América Latina, a montadora chinesa Chery estabeleceu sua base em Jacareí nesta terça-feira, 19. O lançamento da pedra fundamental das instalações da maior fábrica da montadora fora da China, em um terreno de cerca de um milhão de metros quadrados às margens da via Dutra, foi marcado por uma cerimônia com a presença de mais de 600 pessoas.

Com investimentos da ordem de US$ 400 milhões, a unidade de Jacareí vai gerar 1.200 empregos no início da produção de carros, a partir de 2013, e até 4.000 novos postos na sua capacidade máxima produtiva, de 150 mil veículos anualmente.

“Jacareí será a base de exportação para a América Latina”, declarou o presidente da Chery Automobile, Yin Tongyue. Segundo o executivo, as instalações de Jacareí contemplarão, além do parque industrial, um centro tecnológico de pesquisas. “Escolhemos Jacareí não apenas por estar no centro da região Sudeste, que é o maior consumidor automotivo do país. É porque possui condições de logística, a área oferece uma completa cadeia de abastecimento para a indústria automobilística”, completou, lembrando ainda a boa receptividade que a empresa teve por parte da Prefeitura de Jacareí.

Já o embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, destacou o fato de a República Popular da China ser atualmente a segunda economia mundial e “o Brasil, um parceiro estratégico da China”. Para Jacareí, “a chegada da Chery se configura em uma data importante para a história do município”, ressaltou o prefeito Hamilton, com investimentos que terão “reflexos em um dos centros mais importantes do país”, lembrando que o Vale do Paraíba já conta com um parque industrial automotivo e de pesquisas.

“Celebrar o início da construção de uma fábrica chinesa é consolidar um projeto iniciado pelo presidente Lula e que agora tem continuidade com a presidente Dilma Rousseff”, disse o prefeito. Para Hamilton, o desenvolvimento de Jacareí com novos empreendimentos significa, além do aspecto econômico, uma grande garantia de mais qualidade de vida para toda a população.

O governador Geraldo Alckmin afirmou que a região será beneficiada com mais cursos superiores voltados para o mercado de engenharia. “A USP (Universidade de São Paulo) vai quase dobrar as engenharias no polo do Vale do Paraíba. Também vamos duplicar a estrada [municipal] Biagino Chieffi e vamos ajudar a Prefeitura [de Jacareí] nas outras obras do seu protocolo com a Chery”, disse o governador Alckmin.

Ao contrário das demais fábricas da Chery instaladas em Taiwan, Ucrânia, Rússia, Indonésia, entre outros países, que montam as peças em CKD (Complete Knock-Dow), a Chery Brasil fabricará todos os componentes do modelo no Brasil.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Chery International, Zhou Biren, o Ceo da Chery no Brasil, Luis Curi, o ministro conselheiro do Comércio da embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan, o diretor para a América Latina do Banco de Desenvolvimento da China, Zhou Weidong, o deputado federal e líder do Governo na Câmara, Paulo Teixeira, o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart e o presidente do Investe São Paulo, Luciano Almeida, além de empresários e representantes de instituições ligadas à indústria e comércio.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *