Entende tudo de internet móvel? Ricardo explica

0 0

Olá Pessoal….

 

Hoje vamos falar sobre Internet Móvel, cada vez mais as operadoras de telefonia móvel vem investindo para popularizar a tecnologia 3G. Com o avanço do acesso a internet através de equipamentos móveis, que saiu do notebook e ganhou muito terreno com os Netbook, depois com o celulares e agora com os tablets o 3G no Brasil (e o 4G no EUA) vem ganhando a cada dia mais força. Mas você sabe exatamente o que é este tal de 3G?

Na verdade, 3G não é uma tecnologia e sim um conjunto delas (cinco para ser mais preciso) que tem por objetivo oferecer acesso móvel à Internet em alta velocidade —leia-se até 40 Mbps. Tais tecnologias são uma evolução natural das que já existem, as chamadas de 2G (ou segunda geração).

Bom, para um melhor entendimento sobre tudo isso, a classificação da evolução da telefonia móvel se dá da seguinte forma:

A primeira geração (1G) de redes móveis surgiu na década de 80 com a tecnologia AMPS (Advanced Mobile Phone System). Era totalmente analógica e suscetível a interferências. Seu sinal era interceptado com facilidade, bastava alguém sintonizar na mesma frequência que seu celular trabalhava para escutar sua conversa. Além disso, seu telefone podia ser clonado com mais facilidade que atualmente.

A segunda geração (2G) surgiu na década de 90, mas muitos celulares ainda continuavam a usar a tecnologia 1G. A transição de uma geração para outra ocorre de forma lenta, já que demanda troca de aparelhos para suportarem a nova tecnologia. Com as redes 2G houve a troca do analógico para digital, como o sinal não era mais analógico era possível agora ser codificado.

rede 3G surgiu em meados de 2001 prometendo interatividade via internet móvel no seu celular. A rede 3G possui cobertura com qualidade superior a suas antecessoras. Com o advento dessa tecnologia novos serviços foram desenvolvidos. Passou a ser possível a realização de videoconferência,download de vídeos, jogos interativos e Voz sobre IP, tudo isso na tela do seu celular etablet. E as funções estão disponíveis em qualquer lugar, desde que haja cobertura da sua operadora.

Utilizando uma rede 3G, os downloads de música, áudio, som, imagem e foto se tornaram muito mais atraentes e significativos para o usuário final. Um exemplo disso é a possibilidade de conversar com outra pessoa olhando diretamente para ela, como já cansamos de ver em vários filmes de ficção científica, as vídeo-chamadas, que nada mais é que a transmissão de som e vídeo em tempo real.

E o futuro?

A nova geração das redes de conectividade móvel já está disponível em algumas das principais operadoras de celular americanas. Sprint, T-Mobile e Verizon comercializam planos com diferentes tecnologias e características, mas o foco ainda não é em celulares e sim em modems USB.

A alcunha da quarta geração de tecnologia celular – falando de forma estrita – só existe comercialmente. O “4G” utilizado pelas operadoras americanas é, na verdade, um nome para agrupar as tecnologias WiMAX (usado pela Sprint), LTE (já disponibilizado pela Verizon e, mais tarde, pela T-Mobile) e HSPA+ (T-Mobile e AT&T).

4G terá todos os benefícios do 3G e outros mais, como velocidade superior de quatro a cem vezes em comparação ao 3G. Além de suportar mais protocolos de rede. Esta nova tecnologia vai se aproximar à internet fixa com relação a velocidade. A tecnologia LTE permite que velocidades superiores a 200Mbit/s sejam atingidas.

No Brasil algumas operadoras estão em fase de teste do 4G, mas a prioridade do governo é que as operadoras ofereçam a tecnologia nas cidades sede da Copa de 2014 primeiro.

Novas tecnologias sempre são mais caras. Desconsiderando promoções e subsídios de operadoras, o preço dos aparelhos 4G tende a ser bem maior do que os praticados para telefones 3G. Isso se deve, principalmente, à necessidade de instalação de antenas e outras peças de infraestrutura.

Com todas as suas qualidades e defeitos, a tecnologia 4G é certamente o futuro da conexão móvel e inevitavelmente mais cedo ou mais tarde todos vamos estar trocando de celular de novo para migrar do 3G.

 

 

Qualquer duvida, não deixe de fazer sua pergunta….

 

Até a próxima semana….

 

Saúde, Paz e Sucesso !!!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *