Jacareí recebe hoje, das 18h30 às 20h30, na Sala Mário Lago (Pátio dos Trilhos), o pianista e maestro Marcelo Bratke e a Camerata Brasil. Entrada gratuita.
O espetáculo faz parte do Brasil Plural, idealizado e dirigido por Bratke que, além de Jacareí, percorre várias cidades do Vale do Paraíba.
Ao lado do pianista estarão integrantes da Camerata Brasil, orquestra fundada por Bratke em 2007 e que para esta turnê fará uso de uma nova formação instrumental – estrutural, composta por um flautista, um violinista, um clarineta e dois percussionistas, um erudito e um popular. Os cinco jovens músicos são oriundos de áreas de risco social e deram início à formação musical acadêmica a partir do projeto.
Concertos didáticos – Realizados sempre antes de cada apresentação, são divididos em três etapas: a introdução, que apresenta os instrumentos musicais, suas histórias e recursos sonoros; o desenvolvimento, que traz uma passagem do programa do concerto ilustrada com explicações do pianista; e a conclusão, que aborda a importância da música na vida das pessoas e como meio de comunicação social.
“Além da excelência artística, o Brasil Plural evidencia o poder da música enquanto meio de comunicação entre pessoas, gêneros musicais e fatores culturais que, apesar de terem origens antagônicas, são complementares entre si e podem conviver harmoniosamente. É um espetáculo musical que em todos os seus aspectos revela os dois Brasis que existem em nosso país, unificados através da música”, afirma Bratke.
Bratke – Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, Konzerthaus de Berlim e Suntory Hall, em Tóquio. Apesar de sempre embasado na tradição erudita, tem ido além das fronteiras deste universo. Já se apresentou em duetos com o pianista britânico de jazz Julian Joseph, com o percussionista Naná Vasconcelos, com o cantor Milton Nascimento e com as cantoras pop Fernanda Takai e Sandy.