Ultima missão à Lua completa 40 anos nesta terça

0 0

Há 40 anos, em 26 de julho de 1971, os astronautas americanos David R. Scott, Alfred M. Worden e James B. Irwin iniciavam a missão Apollo 15, que levou mais uma vez o homem ao nosso satélite natural.

 

Nesta missão, os astronautas dirigiram um jipe pela superfície do satélite. Foi a primeira vez que a Nasa utilizou o jipe lunar criado pela Boieng, desenvolvido especialmente para a missão. Confira o site da Agência Espacial Norte-Americana, sobre a missão Apollo 15.

 

 

Um fato curioso sobre o Apollo 15 foi um experimento que o comandante fez para provar o que Galileu já tinha dito. Ele soltou um martelo e uma pena no vácuo para ver se ambos chegavam ao mesmo tempo ao chão, independentemente de sua massa. A experiência deu certo.

Veja o vídeo abaixo:

{youtube}PE81zGhnb0w{/youtube}

 

Teorias da conspiração

 

Em pleno século XXI, vários sites são recheados com teorias conspiratórias e paranóicas, afirmando que o homem não esteve na Lua. Todas as afirmações são facilmente refutáveis, mas algo é mais forte ainda: o próprio governo da União Soviética, maior inimigo dos EUA na época, reconheceu todas as viagens e não ousou questioná-las;estes seriam os primeiros à falar que estas foram “fraudes”.

É comum vermos pessoas perguntando “mas então, por que não voltaram mais à Lua?”. A resposta é que o interesse do público e do eleitorado norte-americano nas viagens à Lua foi caindo sucessivamente, até que elas se tornaram desnecessárias para a conjuntura política dos Estados Unidos. Sendo assim, a NASA investiu mais em veículos não-tripulados e no ônibus espacial, que foi aposentado neste mês após três décadas de missões.

 

Dicas de sites que refutam as teorias conspiracionistas e falam mais sobre o tema:

Projeto Ockham

Por que não retornamos à Lua?

Detonando as teorias da conspiração do homem na Lua

Frutos da corrida espacial estão presentes no nosso cotidiano

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *