Lendas urbanas da internet

0 0

Olá Pessoal !!!

Seguindo uma dica que recebi do nosso amigo Aurelio Moraes, hoje vamos falar sobre boatos do mundo digital.

Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas vagam pela Internet, em resumo são os conhecidos hoaxes.

A história da internet é recheada de boatos e mentiras que, de tanto serem repetidas, acabam ganhando credibilidade. É difícil encontrar alguém que não conheça algum boato ou mesmo que já tenha acreditado mostrado aos amigos e jurado de pé junto que aquilo era verdade.

Alguma vez você recebeu um e-mail dizendo que a Ericsson estava dando um celular ou laptop para quem reenviasse o e-mail para todos os amigos com cópia para [email protected]? Já recebeu um e-mail dizendo que, se for vítima de sequestro relâmpago, você deve digitar sua senha ao contrário no caixa eletrônico porque esse procedimento aciona a polícia? Recebeu algum e-mail que falava que uma vacina contra determinada doença havia sido testada e aprovada por um renomado hospital americano?

Se sim, e se você apenas leu o e-mail, nenhum problema. O problema é quando você acredita nesses boatos e os passa adiante.

Os hoaxes são e-mails que possuem conteúdos alarmantes ou falsos e que, geralmente, têm como remetente ou apontam como autora da mensagem alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. Através de uma leitura minuciosa deste tipo de e-mail, normalmente, é possível identificar em seu conteúdo mensagens absurdas e muitas vezes sem sentido.

Dentre os diversos boatos típicos, que chegam às caixas postais de usuários conectados à Internet, podem-se citar as correntes, pirâmides, mensagens sobre pessoas que estão prestes a morrer de câncer, entre outras.

Histórias deste tipo são criadas não só para espalhar desinformação pela Internet, mas também para outros fins maliciosos.

Nunca se sabe como os boatos surgem. Dizem os especialistas que o prazer de quem envia boatos por e-mail é receber as histórias escritas por eles mesmos depois de algum tempo.

Se isso serve de consolo aos usuários que um dia já acreditaram em boatos internéticos, um grande jornal impresso paulista chegou a noticiar um, como se fosse uma notícia verdadeira.

Tratava-se de um e-mail dizendo que as escolas norte-americanas ensinavam suas crianças que a Amazônia não era de fato brasileira. Segundo a mensagem, essa área era de “controle internacional”. É claro que, depois de sua publicação, a falsa notícia ganhou contornos de realidade.

 

Mas quais os riscos de acreditar nestes boatos ?

  1. Disseminar vírus;
  2. Colaborar, ainda que involuntariamente, com pessoas mal intencionadas que coletam endereços de e-mail válidos para depois enviar spam e tentativas de golpe;
  3. Divulgar procedimentos errados que podem até colocar em risco a saúde, a integridade e a vida de pessoas ingênuas que adotam tais procedimentos.

 

E lembre-se, antes de repassar qualquer mensagem que pareça importante, bombástica, urgente, etc.:

  1. Desconfie de notícias inéditas que só circulam por e-mail e não aparecem em nenhum jornal ou grande site de notícias idôneo;
  2. Consulte o site das empresas citadas no texto. Boa parte delas divulga desmentidos quando são mencionadas em boatos. Na maioria das vezes, a simples ausência de menção ao assunto de que trata o texto indica tratar-se de boato;
  3. Consulte os sites www.quatrocantos.com.brwww.e-farsas.com.br. Você vai se espantar com a quantidade de boatos desmascarados que você sempre acreditou serem verdadeiros;
  4. Dispenda alguns minutos para confirmar se a notícia é verdadeira antes de passá-la adiante. Lembre-se: você é um formador de opinião e corre o risco de prejudicar terceiros apenas por repassar boatos criados por pessoas inescrupulosas.
  5. Parafraseando uma placa de trânsito comum nas estradas que diz “Na dúvida, não utrapasse”: NA DÚVIDA, NÃO REPASSE.

 

Para terminar alguns boatos que deram o que falar na internet…

 

– Turista no World Trade Center em 11/09/2001

– Vírus do ursinho

– Amazônia internacionalizada

– Cuidado com seu rim

– Agulha com AIDS na poltrona do cinema

– Ganhe um monitor, um celular, um notebook…

– Orkut e MSN serão pagos!

 

Sem dúvida existem inúmeros outros boatos espalhados por aí e agora é a vez de vocês responderem: Quais são os maiores boatos da internet? Aproveitem para contar novas histórias para todos! Um abraço e até a próxima.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *