Liberdade comprometida pela doença

0 0

“Liberdade” Uma expressão linda, tema de filmes, satisfações e escolhas, sensação de prazer e conquista. Pensamentos livres são questionados a todo tempo e tempo todo não se explica uma paixão ou fé pela qual  não se vê ou sente, simplesmente acredita- se que esta ali em movimento, da mesma maneira acredito que para se obter saúde não necessariamente precisa-se ficar doente. O objetivo não é acredita ou desacreditar é observar que os fatores externos da nossa vida estão implicando cada vez mais na nossa saúde aumentando ou diminuindo nossa expectativa de vida.

Trânsito: fator que na minha concepção é um dos maiores “vilões” de nosso tempo. O significado hoje da palavra Trânsito tem outro sentido, significa estar parado, sentenciado a velocidade mínima que contrapõe a função do veículo, que é diminuir o tempo entre as distâncias.

A frustração do indivíduo com o trânsito parado é imensa, pois estar dentro de um veículo que foi desenvolvido para economizar tempo é claustrofóbico, onde alguns sentimentos de raiva, irá e vingança se tornam evidentes.O fato é que essa falha de malha viária que acontece em todo país e a falta de incentivo ao veículo certo na hora certa acaba acarretando em vários problemas na sociedade, prejudicando primeiramente o indivíduo que está no trânsito parado que certamente desenvolve estresse e doenças relacionadas como a hipertensão, diabetes, entre outras situações que põem em risco as pessoas mais frágeis que são os pedestres.Uma condição imposta para a sociedade que no trânsito se torne a lei do mais forte partindo dos caminhões, carros, motos e pedestres, “um passando em cima do outro”.

O trânsito não atinge somente a secretária de saúde e infra-estrutura, atinge também  as secretárias de segurança pública e o judiciário onde se tem muitos  processos decorrentes a bens danificados ou perdidos em colisões por excesso de veículos automotores em uma via sufocada, ausente de transporte alternativo ou coletivo.

As condições atuais estão limitando nosso direito de “ir e vir” transformando a liberdade em um funil estreito. A  sociedade pode entrar em colapso por causa de interesses individuais econômicos egoístas que no caso de Jacareí podemos observar o monopólio do transporte público e a dominação do setor imobiliário que faz condomínios em locais sem quaisquer planejamento futuro transformando a cidade em um FUNIL GIGANTE.

 

Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990.

Art. 2º

§ 1º   –    O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Prevenir e proteger são mais baratos que recuperar. FICA A DICA!

 

Graxa

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *