Porque contratar um WebDesigner

0 0

Olá Pessoal…

 

Está cada vez mais claro que hoje em dia, o peso que um site tem na comunicação de uma empresa. Os motivos são inúmeros: fazer negócios, se tornar conhecido, ter uma presença on-line e aumentar o networking, vender seus produtos, se relacionar com o cliente, entre muitas outras.

No Brasil, muitas empresas, na maioria das vezes pequenas, após efetuarem um orçamento,optam por criarem seu site com o “sobrinho”, “conhecido”, “vizinho” ou até mesmo um “cunhado”. Muita gente acha que para fazer um site você só precisa de alguém que supostamente consiga fazer uma página na internet. Porém as consequências de não se contratar um profissional de web podem sair caras para você. Sabe aquela história de o barato sai caro… ?

Mas porque então muitos “tios” colocam os “sobrinhos” para fazer o site da empresa. Dinheiro é o nome. Para que gastar muito dinheiro em uma agência de publicidade se tem aquele moleque “micreiro”, que passa horas na frente do computador, que sabe de tudo um pouco, de HTML, passando por Dreamweaver, Photoshop, até Flash com ActionScript. Oras, se o “sobrinho” sabe mexer em todas as ferramentas, para que gastar tanto dinheiro contratando especialistas. Afinal, o sobrinho faz cobrando quase nada, com botão em Flash e música de fundo. É tudo o que o site do “tio” precisa.

Esse modo de pensar, que deixa todo Web Designer inconformado, não é uma coisa difícil de se ver. Os “tios” de todos os lugares exibem os sites feitos pelos “sobrinhos” para seus clientes, achando que estão fazendo uma coisa boa para a sua empresa.

Em primeiro lugar, deve existir um motivo para querer ter um site na web. Provavelmente não é porque está na moda ou porque todas as empresas concorrentes têm. Ter um site na Internet significa divulgar sua marca, mostrar o que sua empresa faz e ou já fez.

Sendo assim, enquanto um “sobrinho” vai apenas fazer um site, o webdesigner vai estudar o que é melhor para o seu site. Ele vai levar em conta muitos fatores como o perfil do público que se quer atingir, que tipos de conexão esse públicos têm como acessam e usam a internet, o que procuram, o que sua empresa busca transmitir, a linguagem e o design ideal para cada tipo de site.

Um profissional de web treinado terá um verdadeiro interesse em ajudar você e seu negócio, para ter sucesso. Qualquer questão que surja com seu site da web – se tratando de otimização para sites de buscas, rastreamento de visitantes, requisitos legais, comércio eletrônico, direitos autorais, design, segurança, etc – os criadores de sites profissionalmente treinados estarão aptos a trabalhar com você ao longo da vida do seu site para lhe dar a melhor presença de web possível.

Contratando um webdesiger as chances de seu site ficar ruim ou dar errado são praticamente nulas, pois o profissional (técnico ou graduado em informática para internet) vai tomar cuidado de fazer com que seu site seja bem construído. Ele irá dispor de forma harmônica os elementos necessários como logotipo, menu, conteúdo, informações de contato e escolherá as melhores cores para cada caso. Tudo isso porque ele estudou conceitos e princípios do designer, comunicação, marketing on-line, linguagens e programações.

Enquanto que uma pessoa sem os conhecimentos vai apenas colocar informações em uma página, escolhendo cores ao acaso, e não se preocupando como essa informações vão aparecer no site.

Como posso descobrir se um site foi desenvolvido por um amador:

 

  • O objetivo ou o assunto do site não está esclarecido logo na página inicial.
  • Criam muitas vezes uma imagem pesada e estática na internet e falam que fizeram um site.
  • Imagens pesadas causam demora no carregamento das páginas.
  • Imagens que não são visualizadas (aparecem como um “x” vermelho)
  • O site não obtém o retorno esperado.
  • Criam muitas animações em flash, que obriga o usuário esperar alguns minutos a mais para ter acesso à informação que procura.
  • O tempo de permanência do usuário no site é inferior a um minuto.
  • Páginas com projetos visuais mal elaborados.
  • Imagens grandes e que não agregam valor algum à identidade visual da empresa.
  • Uma navegabilidade ruim e com imagens distorcidas.
  • Informação de difícil acesso. Pode ser que a informação esteja a um clique, mas que obrigue o usuário a pensar “Onde está?”.
  • Animações que desviam a atenção do usuário do foco principal.
  • Cor de fundo que torna o texto ilegível.
  • Insistir em mostrar um contador dizendo quantas vezes o site foi visualizado.

 

Um site com as características descritas acima, além de não ajudar, atrapalha, pois transmite uma imagem negativa e de amadorismo, de desleixo por parte da empresa.

Por isso, muita atenção na hora de escolher quem vai desenvolver seu website. Portanto a melhor escolha (mesmo que para você saia um pouco mais caro) é procura uma pessoa qualificada para a criação de sites. É um investimento com retorno garantido.

Na hora de encontrar um profissional de web para criar o site, muita empresas encontram dificuldade. Motivos são vários: Alguns webdesigners não sabem se portar profissionalmente, agindo com imaturidade e sem compromisso com o cliente. Outros vendem ao cliente a ideia de que tem tudo sobre controle, mas depois não conseguem entregar o site como ele deveria ser. E principalmente, muitos ainda não sabem o quanto vale o seu trabalho e hora cobram muito, hora cobram pouco, deixando o cliente desconfiado e sem confiança no trabalho. Mas existem muitos profissionais bons no mercado.

Para saber como escolher um bom webdesigner devemos entender o que seria um bom webdesigner. Consideramos um bom webdesigner quando:

 

  • Cumpre os prazos por ele mesmo ou firmados junto ao cliente;
  • Sabe se comunicar;
  • Cobra valores justos;
  • Desenvolve sites que funcionam.
  • Fornecem contrato de prestação de serviços com as cláusulas contratuais bem claras;

 

Existem muitos clientes que pensam demais no futuro imediato e não consideram que seu relacionamento com o web designer pode durar meses ou anos depois da entrega do projeto. Esse é um erro comum, alimentado por pura inocência sobre como a manutenção de um web site se faz necessária.

O desenvolvimento web é contínuo, e você deve pensar em se manter atualizado com as novas práticas para ter uma mínima chance de continuar competitivo em seu posicionamento na Internet. Isso é claro, envolve em escolher as tecnologias corretas para o seu site! Projetos diferentes necessitam de tecnologias diferentes por trás, que todos sabemos evoluem rapidamente. Nem todos os web designer tem todas as habilidades necessárias para determinada tecnologia.

Procure por um profissional “adaptado”: ele deve ser especialista (ou bom conhecedor!) de uma ou duas linguagens de programação mas podem pegar o código do seu sistema e mergulhar em uma atualização rápida, graças aos seus conhecimentos sobre a programação existente.

E lembre-se: webdesigner não faz milagre.

O webdesigner não é 100% responsável pelo sucesso do seu site. Um site bem sucedido depende muito mais do bom desempenho de sua manutenção e de seu conteúdo do que somente de um layout bonito e bem feito.

Existem muitos sites de sucesso por aí que possuem um design fraco mas um conteúdo forte. E esse conteúdo prevalece sobre o design. É fundamental ter um site com conteúdo bem estruturado, rico em informações e que responda todas as dúvidas que o visitante procura.

Além disso o sucesso do site depende de muitos outros fatores como sua proposta, objetivo, funcionalidade, serviços oferecidos, etc. Nesses fatores incluem-se a usabilidade, navegação e design que tem também um peso grande mas não total.

Um bom conteúdo, atualização e competência aliados a um bom layout pode ser o grande diferencial para ultrapassar a concorrência.

Espero que com essas dicas, você possa contratar o webdesigner certo para o seu projeto. E essas dicas sirvam também para os amigos webdesigners desse Brasil varonil.

 

Bem pessoal, hoje o texto foi longo mas por uma causa nobre….

 

Abraços a todos…

Felicidades, Paz e Sucesso

 

E até a próxima semana….

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *