Todas as famílias inscritas há mais de dois anos no programa Bolsa Família devem atualizar o cadastro. Caso a atualização não ocorra, o pagamento de janeiro estará bloqueado. Para atualizar os dados cadastrais, o beneficiário tem que apresentar comprovante de residência, documentos pessoais e comprovante de renda de todos os membros que compõe a família.
Outra exigência do programa é que as famílias mantenham as crianças e adolescentes, em idade escolar, frequentando a sala de aula — a presença mínima exigida é de 85%. Para não perder o benefício, as famílias deverão procurar ainda as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para atualizar a carteira de vacinação e fazer a pesagem e a medição das crianças e adolescentes até 17 anos. Já as gestantes devem fazer regularmente o pré-natal.
A legislação federal obriga a atualização do cadastro a cada dois anos, ou sempre que houver mudanças no endereço, na renda familiar e do responsável legal, ou ainda aumento ou diminuição do número de pessoas na família. Em Jacareí o programa beneficia cerca de 7.200 famílias.
Recadastramento – A atualização das informações ou o recadastramento pode ser feito nas unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou na Central de Cadastro do Programa Bolsa Família de Jacareí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h (veja endereços abaixo).
Central de Cadastro do Bolsa Família
Rua Lamartine Delamare, 153, centro, tel. 3955-1923
Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h
Endereços dos CRAS
Cras Centro – rua Stélio Machado Loureiro, 70, centro
Cras Norte – rua Antonio Martins Garcia, 544, Parque Meia-Lua
Cras Oeste – rua Ale Mohamed Ahmed, 270, Residencial São Paulo
Cras Leste – rua Mogi das Cruzes, 426, Cidade Salvador.