Dia de Nsa. Sra. Aparecida, descobrimento das Américas e Dia da Criança marcam 12 de outubro

0 0

Nesta quarta, três fatos importantes são lembrados: O Descobrimento das Américas, o Dia das Crianças e o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

 

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Segundo conta a história, em 1717 dois pescadores procuravam peixes no Rio Paraíba, na época chamado de Rio Itaguaçu. A rede sempre voltava vazia, até que trouxe a imagem de uma santa, sem cabeça. Pouco depois, acharam a mesma e a rede voltou ao barco repleta de peixes, de acordo com o relato.

Em 1834 foi construída a Basílica Velha. O Papa Pio XI, em 1930, decretou Nsa. Sra. Aparecida a padroeira do Brasil, fato reafirmado eplo presidente Getúlio Vargas em 1931.

A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado.

Cerca de 10 milhões de fiéis visitam anualmente a Basílica.

Descobrimento das Américas

Cristovão Colombo foi um grande navegador genovês, nascido em 1451 e falecido em 1506.

Era de seu interesse explorar os mares e as novas terras que ainda se encontravam “escondidas”, porém a Coroa Portuguesa negou a ele apoio para esta empreitada, esperando desta forma proteger o privilégio da posse exclusiva sobre as navegações, mesmo tendo total conhecimento dos interesses econômicos e políticos que abrangiam a concorrência pela possessão dos mares e das terras que ainda restavam ser encontradas e colonizadas.

Somente no ano de 1492, com 41 anos de idade, Colombo realiza seu sonho de explorar os mares, com o consentimento dos Reis Católicos de Aragão e Castela – Fernando II e Isabel I -, que lhe deram total liberdade para agir.

A expansão marítima era de total interesse dos reinos europeus, com destaque para Portugal e Espanha, os mais interessados em ampliar suas possessões territoriais e descobrir novos caminhos marítimos como alternativas para a realização do comércio.

O objetivo maior era alcançar as Índias (nome que abrangia todo o Oriente), grande abastecedora de especiarias e um novo ponto comercial de consumo.

A Armada da primeira viagem de Colombo, constituída pelos navios Santa Maria, Pinta – cujo capitão era Martín Alonso de Pizón – e Nina – comandada pelo capitão Vicente Yáñez Pinzón -, sai do porto espanhol de Palos em 03 de agosto de 1492.

No dia 12 de outubro daquele ano, Cristovão Colombo chegou ao nosso continente. A terra foi avistada às duas horas da manhã de, por um marinheiro chamado Rodrigo de Triana (também conhecido como Juan Rodríguez Bermejo) a bordo de Pinta. Colombo chamou a ilha (no que é agora Bahamas) San Salvador, enquanto os nativos a chamavam Guanahani.

 

Dia das crianças

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho (RJ) teve a ideia de “criar” o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *