Profissional de informática

0 0

Carreiras em Tecnologia e Informática

No dia 19 de outubro comemoramos o dia do Profissional de Informática e no final de semana passado (15 e 16 de outubro) houve mais uma (problemática) prova do ENEM. É nesta época que nos damos conta que muito jovens estão escolhendo a faculdade que deseja fazer. Pensando neste dois fatos resolvi falar um pouco das diversas áreas da informática que um profissional pode atuar, e quem sabe assim ajudar um pouco na escolha de qual área de tecnologia seguir.

Há alguns anos havia muitos profissionais de informática chamados reconhecidos apenas por Técnicos de Informática que eram verdadeiros “faz tudo”. Com o passar do tempo este profissional começou a sumir com a setorização da área.

Qual a consequência, a necessidade de especialização do profissional. Agora há pessoas trabalhando apenas com banco de dados, apenas com programação, apenas com design, outros que projetam as aplicações, outros que testam aplicações. Mas basicamente o “faz tudo” já está quase extinto.

Mas vale lembrar que nessa área de tanta tecnologia e inovação é necessário estar sempre bem informado, com tudo, pois depende da informação a renovação das ideias.

No início da era da computação as profissões eram basicamente 4: analista, programador, operador e digitador. Vejamos hoje em dia, algumas das profissões que despontam no mercado:

 

Administrador de banco de dados – (DBA – DataBase Administrator) é responsável por manter e gerenciar bancos de dados, ou sistema de banco de dados. Este profissional gerencia, atualiza monitora o centro das informações de um sistema. Recomenda-se formação em Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática. Algumas funções:

– Verificar e zelar pela integridade do banco de dados.

– Garantir o acesso ao banco de dados no maior tempo possível.

– Garantir o máximo de desempenho para o banco de dados.

– Auxiliar a equipe de desenvolvimento e a equipe de testes a maximizar o uso e desempenho do banco de dados.

 

Analista de redes – ou administrador de redes tem a incumbência de gerenciar o rede local, bem como recursos computacionais diretamente relacionados à rede. O Perfil deste profissional deve possuir curso técnico ou superior em Redes de Computadores, Ciência da Computação ou equivalente, e/ou ser uma pessoa com grande experiência na área de informática. É importante que seja familiarizado com os equipamentos e software com os quais trabalha, tendo como forma de comprovação as tão valorizadas certificações, emitidas por grandes empresas através de provas. Exemplos são as MCP, MCSA e MCSE, certificações profissionais da Microsoft; E também a famosa Formação Cisco-CCNA, vista por muitos profissionais como requisito obrigatório para quem deseja garantir sua vaga no mercado de grandes empresas, em início de carreira. Algumas de suas funções:

– Instalação e ampliação da rede local;

– Controlar e acompanhar a performance da rede local e sub-redes bem como dos equipamentos e sistemas operacionais instalados;

– Garantir a integridade e confidencialidade das informações sob seu gerenciamento e verificar ocorrências de infrações e/ou segurança;

– Colocar em pratica a política de segurança de redes, além de desenvolvê-la.

Analista de segurança – Responsável pela segurança da rede (equipamento, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados). Também monitora tentativa de invasão e uso indevido dos recursos da rede, além de definir e manter as regras de uso dos recursos computacionais da empresa. Recomenda-se formação em Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.  Algumas de suas funções:

– Projeto e manutenção do esquema de segurança da rede, incluindo a segurança de equipamentos (acesso físico), dos dados (acesso não autorizado) e de sistemas operacionais de clientes e servidores; este profissional propõe, implementa e monitora a política de segurança quanto ao uso de recursos computacionais.

– Configuração e manutenção da segurança de rede;

– Monitoramento constante de aspectos novos relacionados à segurança (novas técnicas de invasão, novos bugs de segurança encontrados em produtos na rede, etc).

 

Analista de sistema – atualmente mais conhecido como sistematizador de informações é aquele que tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada. Este profissional estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares e softwares e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações. Recomenda-se formação em Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática. Algumas de suas Atividades:

– Administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização

– Planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilidade das informações.

– Suporte aos usuários e infraestrutura tecnológica

– Gestão de projetos

Analista de suporte – é um profissional de TI especialista em tecnologias, constantemente atualizado com novidades mercadológicas de Hardware e Software. Cuida da manutenção da estrutura física de computadores, da estrutura de Rede de área local de computadores e de sistemas operacionais. O Analista de Suporte é também um gestor de pessoas e relacionamentos. Sem uma formação especifica algumas de suas atividades são:

– Instalar e manter os diversos Sistemas Operacionais;

– Instalar e manter a comunicação digital (correio eletrônico, WEB, FTP, VPN, etc.);

– Suporte aos usuários da empresa ou organização ;

Designer – O designer gráfico é o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design gráfico. Logo, o designer gráfico é aquele profissional que traz ordem estrutural e forma à informação visual impressa. Exemplos de produtos do trabalho de um designer gráfico são as páginas diagramadas de um livro ou uma revista, a configuração visual de uma embalagem, logotipos de empresas e instituições, fontes tipográficas, entre outros. O escopo de sua atividade pode também se estender à reflexão das possibilidades de estruturação visual das mensagens e sua repercussão social: assim como um arquiteto não apenas projeta edifícios, mas também reflete acerca da organização do contexto urbanístico de um assentamento humano, é papel do designer gráfico não apenas desenvolver soluções visuais de comunicação, mas também refletir acerca do atual âmbito de produção e consumo de mensagens. São de relevância para o designer gráfico exercer sua atividade o domínio sobre as tecnologias que lhe servem de ferramenta, e a construção de um repertório visual e de cultura gerais amplos. Recomenda-se a Formação superior em Comunicação. Algumas de suas atividades:

– Criação de imagens gráficas para internet, revistas, jornais, e outros meios de comunicação;

– Criação de layouts de sites;

Programador web – profissional responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da internet. Normalmente estes serviços podem ser acessados por meio de um navegador e ficam hospedados em servidores web. Formação recomendada: 2o grau técnico ou faculdade de Informática/Processamento de Dados/Engenharia da Computação. Algumas de suas atividades:

– Programação do código de sites, portais, sistemas para a internet;

– Cuidar da segurança de uma aplicação na internet;

– Aplicar formas de melhorar a performance do site;

 

Programador – Um programador pode ser alguém que desenvolve ou faz manutenção de software em um grande sistema mainframe ou alguém que desenvolve software primariamente para uso em computadores pessoais. Sobre a formação: Para ser programador de computador é necessário diploma de curso técnico, que pode ser cursado paralelamente ou após a conclusão do ensino médio. Por ser um mercado competitivo, entretanto, cursos extras são importantes para diferenciar o currículo na hora da seleção. Algumas Atividades:

– listar ou ler as especificações de programas, detalhadas por um analista de sistemas, e que mostram passo a passo as tarefas que o computador precisa executar;

– analisar o problema e a melhor forma para solucioná-lo;

– codificar essas instruções para uma linguagem de computador;

– se houver acessórios (impressoras, placas de fax) conectados ao sistema, reescrever os programas de controle desses acessórios para que se tornem compatíveis com as novidades;

 

Devido a dinâmica da informática, existem uma série de outras profissões da área que surgem e desaparecem com a evolução da tecnologia, abaixo coloco apenas uma lista de outras profissões da área que você pode seguir e caso queira saber mais entre em contato que explico em detalhe….

 

Alguns outros Profissionais: Digitador, Gerente de CPD, Técnico de Informática, Consultor, Engenheiro de Software, Especialista em Sistema de Informação, Produtor Executivo para Web, CIO – Chief Internet Officer, Executivo de Comércio Eletrônico, CKO – Chief Knowledge Offecer, Especialista em Conectividade, Arquiteto de Interface para Internet Movel, Especialista em Recuperação de Desastres, Caçador de Piratas e Fraudadores, Programador de Tv Interativa.

 

É isto ai galera!

 

Abraços, Paz e Sucesso…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *