Dario Burro entrega proposta Orquestra de Papel nas escolas de Jacareí

0 0

O 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Dario Burro (DEM) começou a entregar na última quinta-feira, dia 17 de novembro, a proposta “Orquestra de Papel” nas escolas públicas de ensino infantil e fundamental de Jacareí.

O objetivo da entrega do material da Orquestra de Papel é apresentar uma sugestão às escolas para a adequação da lei federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica.

De acordo com o vereador, o artigo que exigia um profissional com formação em música para dar as aulas foi vetado. A lei começa a vigorar em 2011.

“A lei foi feita com três anos de vacância, ou seja, as escolas tiveram três anos para se adequar a nova norma que vai começar a vigorar a partir do próximo ano, por isso estou apresentando a “Orquestra de Papel” que é um projeto praticamente de custo zero para as escolas”, disse Dario Burro.

Idealizado pelo vereador Dario Burro, a “Orquestra de Papel” foi aplicada em 2008, na EMEI São Gabriel, no Distrito de São Silvestre e em 2009, na EMEI Comendador Antonio Loureiro Cardoso, no bairro Igarapés.

A “Orquestra de Papel” é um projeto de musicalização, consciência ambiental, socialização e incentivo à leitura. O principal material utilizado pelas crianças é o jornal, onde elas exploram os sons que o papel produz nas mais diversas maneiras, esfregando-o, puxando-o, amassando-o, rasgando-o, entre outras maneiras.

O trabalho da “Orquestra de Papel” é distribuído nas seguintes estruturas temáticas: Atualidade, Cultura Ocidental e Valorização da Cultura Brasileira.

Os instrumentos utilizados na “Orquestra de Papel” são desenvolvidos com sugestões das próprias crianças, alguns deles são: Bixigofone (canudo estreito de papelão que usa uma bexiga como fole), Sacabucha (dois canudos que simulam o movimento do trombone), Saxofone (dois canudos unidos por uma bexiga que simula o som de um saxofone), entre outros instrumentos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *