Jacareí promove show em homenagem ao patrono da Fundação Cultural

0 0

Homenagem a José Maria de Abreu acontece no mês de nascimento e morte do compositor

O projeto Música nos Trilhos desta sexta-feira (25) faz uma homenagem ao patrono da Fundação Cultural de Jacarehy, o compositor José Maria de Abreu, com o grupo Choro da Terra. O show gratuito começa às 18h, no Pátio dos Trilhos.

Compositor, instrumentista e regente, José Maria de Abreu nasceu em Jacareí em 12 de novembro de 1911, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1966. José Maria de Abreu é autor de mais de mil músicas, entre elas a famosa Pegando Fogo, sucesso na voz de Gal Costa, Boa Noite Amor e Alguém Como Tu, que fazem parte do repertório do Show com o Grupo da Terra.

Iniciou-se na música com o pai, o maestro Juvenal Roberto de Abreu, que lhe ensinou os rudimentos musicais no violão, piano, trompete e violino. Em 1917, mudou-se com a família para São Paulo, e em 1921 para Itapetininga. Em 1922, era o primeiro trompetista da banda da escola, tendo nessa época composto sua primeira música, o hino do grupo escolar.

Curiosidades – Em Jacareí, os cantores Telê Rodrigues e Mir Cambusano conheceram pessoalmente o compositor José Maria de Abreu e revelam algumas curiosidades sobre ele.

Telê Rodrigues, de Jacareí, conviveu com José Maria de Abreu, que era casado com a prima dela. Segundo Telê, mesmo morando no Rio de Janeiro, “Zequinha”, como era conhecido o artista, vinha com frequência a Jacareí, onde compôs um de seus maiores sucessos. “O Zequinha frequentava muito o Bar Brasil, onde saboreava feijoada, seu prato favorito. E foi lá que compôs ‘Boa Noite Amor”, diz Telê.

Já o cantor Mir Cambusano — que também conheceu pessoalmente José Maria de Abreu — conta uma curiosidade: “ele tinha uma rapidez incrível para escrever música, copiava as notas musicais na pauta como se tivesse fazendo um ditado”. Para Cambusano, as homenagens são importantes para resgatar a memória de José Maria de Abreu. “Infelizmente os compositores são poucos citados. Hoje ainda há muita gente que não sabe quem foi José Maria de Abreu”, conclui.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *