O que abre e fecha no feriado de Finados

0 0

As repartições públicas estarão fechadas nesta quarta-feira (2 de novembro), feriado de Finados. Os serviços emergenciais de saúde, como a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Infantil do Centro, a UPA do Parque Meia-Lua 24 horas e o Pronto-Socorro da Santa Casa terão funcionamento normal.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) não funcionam na quarta-feira e voltam a funcionar normalmente no dia 3, quinta-feira. A coleta de lixo e as feiras livres serão normais, e o Mercado Municipal ficará fechado. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) terá plantão pelo telefone 0800-7250330 e a Defesa Civil, no 199.

Cemitérios – A Prefeitura de Jacareí realizou serviços de manutenção nos dois cemitérios municipais em razão do Dia dos Finados, como podas de árvores e pinturas das guias, entre outras melhorias. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas devam circular pelos cemitérios municipais. No cemitério Campo da Saudade, localizado no bairro Avareí (região central), foram trocadas as portas dos banheiros.

O Campo da Saudade foi construído em 1.871 e tem o maior número de jazigos, 7.500. Por ser um dos mais antigos da região, o cemitério tem alguns túmulos tradicionalmente visitados como o da dona de escravos Adélia, do padre Saint Clair e da menina Janaína — que faleceu aos cinco dias de vida.

Já no cemitério Jardim da Paz, no Parque Santo Antônio, haverá tendas e banheiros químicos. Inaugurado em 1981, o cemitério conta com cerca de 17 mil sepultamentos e mais de 4.000 jazigos. O gerente de Administração de Cemitérios, da Secretaria de Administração, Sílvio de Oliveira Figueira, faz algumas orientações às pessoas que pretendem visitar os cemitérios no feriado: “devido à grande movimentação de pessoas é importante estar atento com bolsas e objetos de valor. Também recomendamos aos visitantes para não deixar vasos e recipientes com água sobre os jazigos, para evitar a proliferação do mosquito da dengue”.

Outra dica do gerente é em relação aos cuidados no caso de alta temperatura. “Se o dia estiver muito quente é importante o uso de protetor solar, chapéu ou boné para se proteger, e o consumo de bastante líquido para se hidratar”, orienta.

A Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Planejamento acompanhará a atuação dos vendedores ambulantes nas proximidades dos cemitérios – somente os ambulantes cadastrados pela prefeitura poderão atuar normalmente. Equipes da Vigilância à Saúde também farão plantão nos cemitérios dando orientações sobre a prevenção à dengue, inclusive com a distribuição de panfletos.

Atividades religiosas – Na quarta-feira (2), no cemitério do Avareí serão celebradas missas em cinco horários. A primeira será às 7h, depois às 9h, 11h, 14h e 16h. Já no cemitério do Parque Santo Antônio será celebrada uma missa, às 10h, e um culto evangélico, das 13h às 16h.

Trânsito – Para facilitar o acesso das pessoas que visitarão os cemitérios municipais, a prefeitura vai realizar alterações no trânsito. Haverá interdição na avenida Avareí no trecho entre as ruas da Saudade e Consolação. Para o motorista que estiver na avenida Avareí e for sentido bairro, o desvio será feito pela rua da Saudade, que ficará em mão única no sentido rua dos Ferroviários.

Já para o motorista que estiver na avenida Avareí sentido centro, o trânsito será desviado pela rua Celso Moreira de Almeida (Jardim Santa Maria).

No cemitério do Parque Santo Antônio não haverá interdição, mas nas imediações – assim como ocorrerá na região do Avareí — haverá monitoramento dos agentes de trânsito.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *