Profissionais da Saúde de Jacareí fazem Capacitação sobre Aleitamento materno

0 0

Uma segunda turma de 18 profissionais da área de enfermagem e agentes comunitários de Saúde está participando da Capacitação Teórico-Prática em Aconselhamento e Manejo do Aleitamento Materno, promovido pelo Programa de Saúde Materno-Infantil da Secretaria Municipal de Saúde.

A capacitação já foi realizada para uma primeira turma, em junho e julho deste ano. As aulas acontecem sempre no ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde. Os temas são ministrados pelas médicas pediatras Josemari do Carmo Silva e Jeureci Ribeiro de Souza e por nutricionistas e fonoaudiólogas da rede municipal de Saúde.

De acordo com a médica pediatra e coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Criança, Josemari do Carmo Silva, a capacitação visa formar apoiadores do aleitamento materno em todas as unidades de saúde da rede básica, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e CISS (Centro Integrado de Saúde do Servidor) de Jacareí.

Estão sendo esclarecidas as dúvidas dos profissionais em vários aspectos de abordagem, com explicação teórica e exemplos de situações enfrentadas no dia a dia. “O aleitamento materno é fundamental para a redução da mortalidade infantil. A amamentação é um ato natural, mas ainda temos algumas dificuldades para orientar as pessoas. É fundamental para toda a vida do indivíduo, não apenas para as crianças. O profissional deve tirar suas dúvidas para retransmitir à comunidade”, disse a médica Josemari.

O programa segue diretrizes do Ministério da Saúde. As ações são aprovadas pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde) e encaminhadas ao ministério, que repassa recursos para serem aplicados na cidade. A capacitação aborda a Dinâmica de Acolhida e entrega do “laço dourado” (símbolo que representa o aleitamento materno), Questionário sobre dificuldades para amamentação, Aconselhamento em aleitamento materno, Manejo do aleitamento materno, Mitos e tabus sobre amamentação, Árvore de decisão no atendimento à mãe e ao bebê com vistas ao aleitamento materno, Dinâmica com encenação de um a dois casos com discussão pelo grupo, Roda de conversa para construção de rede e ainda Avaliação do treinamento

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.