8 de Dezembro: Dia da Imaculada Conceição, padroeira de Jacareí

0 0

 

Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Conceição de Jacareí. A Igreja Católica celebra a 8 de dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima – Nossa Senhora da Conceição.

No Brasil, é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.

Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.

O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos.

Nos anos 700 esta celebração já existia no oriente e em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade.

 

No Brasil, dia 8/12 é um dos nossos feriados nacionais mais comemorados e de extrema importância para Conceição de Jacareí.

Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança. Foi também em Portugal que D. João IV, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que também seria também a padoeira de Portugal.

 

Fonte: Conceição de Jacareí

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *