Defesa Civil de Jacareí capacita agentes para o “Radar Chuva”

0 0

Prever, com precisão, qual bairro será atingido por chuvas, e com até três horas de antecedência. É o sistema Radar Chuva, desenvolvido  pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que Jacareí passa a integrar e acompanhar as informações por parte da Defesa Civil.

Esta semana, nove agentes da Defesa Civil de Jacareí participaram do treinamento do sistema, que garante também informações precisas dos índices pluviométricos inclusive do dia seguinte.

A central do radar está instalada na Univap do campus Urbanova, em São José dos Campos, e atinge um raio de 100 quilômetros. O sistema já está em funcionamento e, com o treinamento, aos agentes puderam conhecer o equipamento e operá-lo na base local. “Isso vai facilitar o atendimento em casos de emergência em decorrência das chuvas”, explicou o gerente da Defesa Civil, Juarez Francisco de Souza. Na base da Defesa Civil, em Jacareí, os agentes têm acesso aos dados e informações em tempo real.

Durante todo o ano, a Defesa Civil de Jacareí faz o monitoramento de áreas de risco, além de atender em situações de emergência. Com a chegada da época das chuvas, a atenção é redobrada. A equipe técnica passa por treinamentos específicos para os atendimentos e primeiros socorros, entre outras tarefas. Em outubro, dez agentes participaram de um curso para socorro de vítimas de enchentes. As aulas práticas, ministradas pelo Corpo de Bombeiros, foram realizadas no rio Jaguari. Em Jacareí a Defesa Civil atende pelo telefone 199.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *