Dia de Luta contra a Aids agita Parque da Cidade

0 0

Os frequentadores do Parque da Cidade aprovaram o trabalho que envolveu ontem (1º) toda a população para participar do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Fernando Antônio Domiciano, morador do Cecap, por exemplo, destacou que é muito importante orientar as pessoas, principalmente os jovens. “Vamos passar para a frente as informações”, afirmou.

Talita da Costa Teodoro, moradora do Vila Garcia, também concorda com Fernando e recebeu, dos jovens multiplicadores, um kit com panfletos e broches do Laço Vermelho, da campanha Fique Sabendo. O coral formado pelos pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) também se apresentou na Praça no Rosário, divulgando a campanha.

No período da manhã, teve testagens gratuitas de HIV/Aids no SIM (Serviço Integrado de Medicina). Todas as UBSs (Unidade Básicas de Saúde) de Jacareí também realizaram os testes. Os resultados saem a partir do dia 3 de janeiro de 2012. Já no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA – dentro do Ambulatório de Infectologia, na rua Purus, 79, Jardim Paraíba, atrás do SIM), os profissionais de saúde coletaram o sangue e o resultado saiu em 30 minutos.

A campanha também foi realizada nas UMSFs (Unidades Municipais de Saúde da Família) Igarapés, Parque Meia-Lua, Pagador Andrade e São Silvestre. Qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos completos, portando o RG, fez os testes gratuitamente.

O dia 1º de dezembro foi declarado Dia Mundial de Luta contra a Aids pela Organização Mundial da Saúde em 1988.

Ações planejadas – A Secretaria de Saúde capacitou 40 profissionais para trabalhar na campanha Fique Sabendo. Foi realizado um treinamento em São Paulo, de quatro enfermeiras, para a realização de testes rápidos de HIV. O Fique Sabendo é um evento nacional de incentivo à população para a realização do teste anti-HIV, de forma espontânea, promovido pelo Ministério da Saúde, e tem como objetivo a conscientização sobre a importância da realização do exame.

Foram colocados laços vermelhos em vários prédios públicos da cidade. Os funcionários municipais da Saúde também receberão os broches simbolizando a luta contra a Aids. O Laço Vermelho foi criado em 1991 e expressa uma relação com sangue e com amor, relacionados à infecção pelo HIV.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *