Guarda Civil se reforça em Jacareí

0 0

Durante os últimos três meses, um grupo de 56 novos guardas esteve se preparando para reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal de Jacareí. Nesta sexta-feira (16), eles receberam a certificação, em evento na sede da Guarda Civil.

Os novos guardas – 13 mulheres e 43 homens – tomaram posse no final de julho. Eles foram aprovados em concurso público, e outros 64 deverão ser convocados no início de 2012, completando o total de 120 novos guardas previstos pelo concurso.

Com a presença dos familiares, a formatura dos novos guardas foi marcada pela comemoração e pela emoção. Lucimar Fernandes da Silva não conseguiu conter as lágrimas ao ver o filho Alcemir da Silva fardado: “é uma emoção que vem de dentro que eu não consigo explicar, é um orgulho”. Já Ana Evelyn Figueredo, uma das formandas, foi homenageadas como exemplo de dedicação. Ela diz que “realizou um sonho antigo”, mas que sempre se propôs a fazer tudo com afinco, comemorando o certificado.

Antes de ir para as ruas, os novos agentes receberam o curso de formação atendendo à grade curricular da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Publica). As aulas foram realizadas no Sest/Senat.

Entre outros temas, os guardas receberam aulas abordando itens como noções de administração pública, concepções de políticas de Segurança Pública, Constituição federal e estadual, Lei Orgânica do Município, estrutura e atuação da Guarda Civil de Jacareí, interação com a comunidade, direitos humanos e cidadania, ética profissional, violência e (in)segurança pública, legislação, preservação ambiental, prevenção e combate a incêndio, noções básicas de pronto socorrismo, ordenamento do trânsito, emprego de equipamentos não letais e letais, uso da arma de fogo.

Atualmente, o efetivo da Guarda Civil Municipal de Jacareí é composto por 234 guardas, sendo 222 homens e 12 mulheres. Criada em 1960, a Guarda Civil de Jacareí tem a função de zelar pela ordem pública e apoiar as atividades da prefeitura. A Guarda faz parte da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, e também realiza serviços de ronda escolar e de suporte aos órgãos de segurança pública.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.