O segmento turístico movimentou R$ 1,4 bilhão e gerou 20,6 mil empregos na temporada 2010/2011, segundo pesquisa da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas).
Os gastos das embarcações – com combustível, taxas dos portos, impostos, fornecedores de alimentos e bebidas, comissões a agências de viagem, ações de marketing e despesas com água e coleta de lixo – chegaram R$ 893,5 milhões na temporada passada.
Já os cruzeiristas deixaram R$ 522,5 milhões nos embarques e desembarques em portos, em gastos gerais como transporte até o navio, passeios turísticos, alimentação e hospedagem antes da viagem, por exemplo.
O público que frequenta os navios de cruzeiro é formado, na maioria, por mulheres – 55,8% dos turistas – e por pessoas com alto nível de instrução – 71,3% têm educação superior completa. A idade que predomina entre os viajantes é a faixa etária entre 25 e 34 anos, com 26,3% do total. Ou seja, os jovens dominam as viagens.
Os paulistas dominam as embarcações: seis em cada dez moram no Estado de São Paulo. Outros 12% dos viajantes são do Rio de Janeiro, 5,9% do Paraná, 4,8% de Minas Gerais e os outros Estados respondem por 16,2% do total.
A maioria é empregado de empresa pública ou privada (45,2% do total), com os patrões em segundo lugar (13,6%) e aposentados na terceira colocação (9,6%).
Mais da metade dos turistas de cruzeiros são casados e 35,3% são solteiros. O estudo aponta ainda que 43,8% dos viajantes entram no navio acompanhados, seja da esposa, marido ou namorado.
Existem diversos sites e blogs que ensinam os interessados a como conseguir emprego em um navio, como este aqui.
Confira como é o trabalho de um cozinheiro em um navio
Com informações do R7