Jacareí premia Mestres da Cultura Viva

0 0

Cinco mestres do conhecimento popular, que mantém vivas tradições e artes aprendidas e cultivadas por gerações, são os homenageados nesta sexta-feira (6) no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí. Eles são os agraciados com o Prêmio Mestre Cultura Viva, lançado pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu com o objetivo de valorizar pessoas que preservam a cultura popular da cidade.

José Moreira (Paco), artesão de cestaria; Manoel Alves Coutinho, especialista em ervas medicinais; Maria Lebinita de Carvalho, benzedeira; Milton Bezerra dos Santos (Beija-Flor), repentista; e Paulo Roberto Braga (Paulo Caipira), que confecciona violas caipiras são os mestres eleitos pelo concurso, lançado em agosto do ano passado a fim de resgatar a cultura popular da região, premiando pessoas que mantém vivas tradições, saberes e fazeres populares.

Além do prêmio de R$ 2.000, que será entregue pelo prefeito Hamilton Ribeiro Mota, cada um receberá um certificado de Mestre Cultura Viva de Jacareí e uma placa de madeira com os dizeres: “Aqui mora um Mestre da Cultura Popular de Jacareí”.

O Prêmio Mestre Cultura Viva de Jacareí faz parte das estratégias de ação prevista no Plano Nacional de Cultura, que propõe a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais nas mais variadas manifestações como a língua, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato e a arquitetura, entre outras.
A premiação será às 21h, no Museu – rua XV de Novembro, 143 –, integrando a programação da festa de Folia de Reis.
O evento, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy, é realizado em homenagem ao Dia de Santos Reis, também conhecido como Dia dos Três Reis Magos ou da Folia de Reis, que é celebrado anualmente no dia 6 de janeiro.

A abertura oficial da festa será às 18h com o tradicional café com biscouto, em seguida serão apresentadas as danças típicas e, por fim, músicas de raiz com duplas da região. Confira a programação completa:

18h – Abertura – tradicional café com biscouto

18h15 – Dança de São Gonçalo

19h10 – Folia de Reis com o grupo Filhos do Oriente

20h – Celebração

21h – Prêmio Mestre Cultura Viva – destinado a pessoas que mantêm tradições da região

21h15 – Apresentação de música raiz com os músicos Léo e Zé Cupido.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *