Brasileiro compra mais itens sofisticados, como TV e computador

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O interesse crescente do brasileiro por comprar bens duráveis na última década é perceptível nas atualizações de peso observadas nos bens e serviços pesquisados pelo IPCA. A análise é da coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos. “A população passou a comprar mais itens sofisticados, como TVs de plasma e computadores”, afirmou.

Com as mudanças, originadas das modificações nos hábitos de consumo apuradas pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009, houve aumento de pesos expressivos, dentro do IPCA, de televisor (de 0,10% para 0,30%); aparelho de DVD (de 0,03% para 0,09%); e microcomputador (de 0,12% para 0,41%).

O aumento de renda na última década também permitiu maior acesso da população a bens e serviços não essenciais. Isso, na prática, aumentou a importância de itens relativamente supérfluos no cômputo do IPCA. É o caso do aumento de peso em cabeleireiro (de 1,05% para 1,24%).

Além disso, o crescimento no número de computadores e de televisores nas casas brasileiras levou a aumentos e recuos de pesos em itens indiretamente relacionados, dentro do IPCA.

Embora o maior número de computadores comprados tenha estimulado um aumento no peso de acesso à Internet (de 0,10% para 0,31%), ao mesmo tempo ajudou a diminuir a ida ao cinema. Isso se refletiu na perda de peso em ingressos para cinema, que diminuiu de 0,30% para 0,18%. A alta na penetração de televisores nos lares brasileiros também diminuiu o peso de ingressos para jogos (de 0,08% para 0,01%), visto que a maioria destes eventos são televisionados.

Com informações do Estado de S. Paulo

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