Aluna de Igaratá vence campeonato mundial de robótica

0 0

O mérito é da equipe de robótica Uai!rrior, da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). O grupo de alunos teve como representante igarataense, Ana Luiza Marques, que concluiu o ensino médio na rede pública da cidade, quando estudou na escola Benedito Rodrigues de Oliveira, do Boa Vista, localizada na zona rural do município.

A final do campeonato Robogames, considerado o maior evento de robótica do mundo aconteceu em San Mateo, uma cidade americana do Estado da Califórnia. Lá, a equipe Uai!rrior venceu cerca de 3 mil estudantes do mundo inteiro, que participaram do evento.

A equipe de Ana Luiza foi formada há 11 anos, o que resultou em diversas premiações acumuladas ao longo de sua história. Ao todo, 25 pessoas fazem parte desse grupo de alunos. Todos eles são estudantes da UNIFEI. “todos os robôs são feitos por nós, desde sua fase de projeto até a montagem, contando sempre com o apoio de empresas patrocinadoras na parte de usinagem de peças, equipamentos e verba. Inclusive uma empresa de Igaratá (RDK Molas) nos ajudou com patrocínio nesta competição”, salientou a igarataense Ana Luiza.

Para a competição deste ano, a equipe viajou com oito robôs de combate e três robôs da categoria Hockey (formando um time). Na categoria combate, os robôs são divididos em categorias diferentes de acordo com o peso.

Apesar do excelente desempenho de todos os projetos, Ana Luiza ressalta que os grandes destaques foram para o robô Federal M.T. e o robô Carrapato. “Ambos estrearam este ano na competição, receberam vários elogios e protagonizaram rounds emocionantes”, disse.

Na final, o robô Carrapato ganhou do robô norte-americano Decapitron. O objetivo é fazer com que o robô adversário fique imóvel, sem chances para retornar a arena, perdendo o “noucate”.

Para Ana Luiza, a vitória é consequência de muito esforço, além do apoio da família, amigos, Universidade e patrocinadores. “Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram para estas conquistas que trazemos para o Brasil. Levo com orgulho o nome de Igaratá e agradeço a todos que me ensinaram muito enquanto estudei no município, principalmente na escola da Boa Vista.”, concluiu.

Com tantos resultados animadores, a equipe já se prepara para a próxima competição nacional, o Winter Challenge 8ª edição que ocorrerá entre os dias 07 e 10 de Junho na Faculdade de Jaguariúna – SP.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *