Jacareí forma artista de história em quadrinhos

0 0

Josimar Pires da Silva tem 13 anos e mora em um bairro rural de Jacareí. Seus pais têm mais seis filhos e garantem o sustento da família com a agricultura. Como todo garoto, Josimar é sonhador e vai em busca do que quer: “quero ser um artista e ter orgulho do meu trabalho”. Ele é um dos alunos do curso de História em Quadrinhos oferecido gratuitamente pelo Centro da Juventude.
O adolescente está vencendo os desafios iniciais e aprendendo a desenhar. Ele tem um irmão que também é aluno do Ceju na oficina de manutenção de microcomputadores, e conta que os dois têm incentivo dos pais para participar dos cursos.
Outro adolescente que se encantou pela arte dos traços e desenhos estilizados é Maycow Douglas, de 15 anos. Desde criança, ele vislumbrava produzir histórias em quadrinhos. Com uma alegria contagiante — própria da adolescência –, Maycow conta que com está se realizando nas aulas de HQ. “É muito divertido desenhar”, comenta. Já, Lucas Lopes, também de 15 anos quer ir mais longe: “minha vontade é ser um cartunista famoso e estou me preparando para isso”. A animação é unânime entre os adolescentes, como Yuri de Carvalho, que está “super empolgado” com
as aulas de HQ. Ele diz que descobriu o curso por acaso e apostou na ideia – orgulhoso, faz questão de exibir seus trabalhos.


O curso básico de história em quadrinhos tem a duração de um ano, tempo em que os alunos aprendem manusear os materiais, treinar a coordenação motora e a criatividade. Todo o trabalho é orientado pelo professor Cláudio Ferraz, que há 12 anos ensina técnicas de desenho para os jovens atendidos pelo Ceju. “Não é preciso saber desenhar, o importante é desenvolver as técnicas aprendidas”, conta.
As aulas são dadas em etapas, explica o professor Cláudio: “primeiro, eles desenvolvem a concentração, descobrem os traçados e o prazer de criar
personagens”. Ele lembra que o Brasil é um celeiro de artistas que se destacam até fora do país.


O Centro da Juventude é um dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social que oferece oportunidades de qualificação para
adolescentes. O serviço oferece oficinas como informática, teatro de bonecos, técnica teatral, técnica vocal, vídeo e violão.
As aulas acontecem na sede do Centro da Juventude — rua New Jersey, 420, Jardim Flórida, telefones 3952-1613 e 3961-7303; no Parque Meia-Lua – rua Antonio Martins Garcia, 544, telefone 3953-4905; e no São Silvestre – Núcleo de Educação Ambiental (NEA), rua Projetada, 75, telefone 2128-1643.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *