MP quer obrigar fabricantes a informar presença de transgênicos em biscoitos

0 0

Duas fabricantes de biscoitos foram alvo de ações civis públicas do Ministério Público de São Paulo para serem obrigadas a informar no rótulo dos produtos a presença de transgênicos. As empresas Bagley do Brasil Alimento, fabricante do “Triunfo Tortini Morango”, e a Adria Alimentos do Brasil, fabricante da “Tortinhas Chocolate e Cereja”, poderão ser obrigadas a informar “de maneira clara, eficaz e adequada”, no rótulo dos dois produtos a presença de organismos geneticamente modificados.

Na ação, o promotor de Justiça do Consumidor Roberto Senise Lisboa sustenta que ambos os produtos têm entre seus componentes soja transgênica sem que isso seja informado ao consumidor. A soja transgênica, chamada deRoundup Ready, é uma alteração genética da semente de soja para que ela se torne resistente ao herbicida glifosato, suportando sua aplicação e eliminando ervas prejudiciais ao plantio e desenvolvimento da cultura de soja, “sem ser, contudo, em tese, prejudicial a esta cultura”, diz a nota divulgada no site do MPE.

Ainda segundo a ação, “o consumidor deve ser informado sobre a origem dos produtos que são colocados à sua disposição, ainda mais quando esses produtos são elaborados através de um método não-convencional e pouco conhecido da população em geral, qual seja, a manipulação genética de organismos”.

Na ação, o promotor pede à Justiça concessão de medida liminar para impedir que os dois fabricantes coloquem no mercado novos produtos sem em que seus rótulos tragam o sinal gráfico designativo de alimento transgênico (T, em letra maiúscula, inserido em um triângulo com fundo amarelo), ladeado do nome do produto acompanhado da expressão “transgênico”.  Pede ainda que a Justiça determine busca e apreensão de todos os lotes dos dois produtos existentes no mercado que não contenham essa informação no rótulo.

Rede Brasil Atual

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *