Partidos de Jacareí se unem para debater ‘mobilidade urbana’

0 0

Andar a pé ou de bicicleta, ter acesso ao transporte público adequado e criar ações de controle do tráfego. Esses e outros assuntos foram debatidos durante o 2º Seminário sobre ‘Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo’, realizado na Câmara Municipal de Jacareí, na noite do último dia 18.

O evento, organizado pelos partidos PSDB, DEM, PSDC, PSD e PCdoB, contou com a presença de, aproximadamente duzentas pessoas que discutiram sobre o problemático trânsito de Jacareí, além do transporte coletivo e do Plano Diretor Municipal que deverá ser encaminhado para apreciação dos vereadores até o próximo mês.

O seminário foi ilustrado por Débora Redondo – arquiteta e urbanista, Athanasia Janet Michalopoulos – engenheira civil e especialista em transporte urbano – ambas atuantes na Secretaria Municipal de Transportes de São José dos Campos e pelo pré-candidato a prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB).

Débora falou sobre a necessidade de uma mobilidade urbana sustentável, ressaltando políticas de uso do solo, habitacional e de saneamento. Até 1970, o coletivo era o transporte mais utilizado; em 2010, o automóvel tomou essa posição e, com isso, surgiu uma série de problemas provenientes de um crescimento urbano desordenado. Diante disso, temos que ter um novo olhar; com ações voltadas para a mobilidade urbana”, destacou.

Já a engenheira Athanasia citou exemplos de cidades que aplicam a mobilidade urbana com valorização em ciclovias, faixas destinadas a pedestres e transporte público com qualidade. Até os meus 26 anos meu transporte principal era a bicicleta. Hoje, resido em uma cidade e trabalho em outra, mas sempre que possível deixo o carro na garagem para andar a pé ou de bicicleta. Educação e consciência da população atrelados a políticas que valorizem esse tipo de atitude garantem uma cidade melhor”, completou.

Por fim, Izaias Santana discursou sobre o Plano Diretor de Jacareí e seus principais desafios. Conhecer o Plano Diretor é fundamental, pois é ele que define as estratégias de desenvolvimento e de expansão da cidade. Infelizmente, em Jacareí as leis não saem do papel. Não existe plano viário funcional básico, plano de obras viárias ou plano municipal de pavimentação e drenagem. Das 27 vias que compõem o Plano Diretor elaborado há dez anos, apenas quatro foram feitas”, criticou.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.