Comitê das Águas em Jacareí realiza expedição na Estância Porto Velho, no próximo sábado

0 0

 

Serão vistoriadas áreas de preservação permanente e áreas verdes relevantes para a conservação dos recursos hídricos no município, também serão realizadas atividades de educação ambiental

 

O CAJ (Comitê das Águas em Jacareí), que foi criado oficialmente este ano, realizará no próximo sábado (16) sua primeira atividade de campo. A 1ª Expedição CAJ – Estância Porto Velho será uma jornada de ação-aprendizagem na Estância Porto Velho, bairro próximo à região central de Jacareí mas com abundância de recursos naturais ainda bastante conservados.

A expedição iniciará às 9h, e terá como ponto de partida a beira do lago na estrada do Porto Velho. A ação é aberta a todos os cidadãos interessados em participar e ocorre como parte das atividades para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de Junho.

Leia também : Jacareí ganha Comitê das Águas

Durante a expedição será percorrido um trecho de três quilômetros no bairro, sendo vistoriados pontos que precisam ser estudados para ações de conservação ambiental – o lago, duas áreas verdes em trabalho de recuperação ambiental, porto de areia desativado e fazenda com área de preservação. Na atividade, crianças farão o plantio de mudas com o acompanhamento de dois técnicos florestais.

A Estância Porto Velho foi escolhida como primeiro ponto de atividade de campo porque serve como estudo para ações futuras do comitê, já que ele detém áreas de preservação e pontos que precisam de iniciativas para sua melhor conservação. Segundo o comitê, o objetivo é realizar cada vez mais intervenções para a conservação da água em outros pontos de Jacareí.

Sobre o bairro – O loteamento Estância Porto Velho foi registrado em 1958, ocupando uma área de cerca de 322 mil metros quadrados, da antiga Fazenda Porto Velho, gerando 248 lotes com metragens variadas.

O lago existente no loteamento foi destinado para fins de recreio, pesca, natação e conjuntamente com o rio Paraíba do Sul formaria uma grande área de lazer e recreação.

Hoje, o bairro ainda é pouco ocupado, possuindo muita vegetação e topografia acidentada – esta possibilita uma bela vista do rio Paraíba e de suas margens. Os acessos ao bairro são pelo Jardim Panorama, Cidade Jardim e Bandeira Branca.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *