Trabalhadores da General Motors que estão em layoff realizam, nesta sexta-feira, dia 28, uma passeata pelas ruas centrais de São José dos Campos. A manifestação faz parte das atividades em defesa do emprego na GM, que continua com seus planos de demissão em massa na fábrica local. A passeata sairá da sede do Sindicato, logo após a assembleia, marcada para as 10h, que informará os trabalhadores sobre o andamento das negociações com a empresa.
A próxima rodada de negociação será nesta quinta-feira, dia 27, às 9h. Desde a primeira reunião entre Sindicato e GM, ocorrida em agosto, a montadora não apresentou avanços em relação às propostas para manutenção de todos os postos de trabalho em São José dos Campos. Já o Sindicato propõe a continuidade da produção do Classic na fábrica e novos investimentos.
Atualmente, 925 funcionários da GM estão com seus contratos de trabalho suspensos até o dia 30 de novembro. Depois dessa data, todos correm o risco de perderem definitivamente seus empregos, ao lado de outros 915 trabalhadores que ainda estão no setor MVA (Montagem de Veículos Automores).