Para diminuir roubos, carros serão monitorados por chips

0 0

A partir de janeiro do ano que vem o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) dará início à implantação de chips de identificação automática em toda a frota nacional.

Projetado pelo Ceitec S/A, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o RFID (Identificação por radiofrequência) facilitará o controle e a fiscalização do tráfego por meio de monitoramento em tempo real. Um dos objetivos da medida, segundo o governo federal, é reprimir o roubo de veículos e cargas.

De acordo com Henrique Miguel, coordenador de Microinformática do MCTI, o equipamento funciona por radiofrequência. Os sinais são emitidos por antenas espalhadas em diversos locais e captados por um chip – integrado a uma placa eletrônica instalada em locais específicos para cada tipo de veículo.

Os dispositivos conterão o número de série do chip, identificação da placa, categoria e tipo do veículo. Quanto ao protocolo de segurança, esse será baseado em chaves de proteção de forma a garantir a confidencialidade das informações sobre os proprietários.

O custo estimado é de R$ 5 por veículo –pago pelo proprietário no momento do licenciamento. O tag eletrônico será capaz de encontrar um veículo furtado e de identificar seu proprietário, fiscalizar a velocidade média, se o carro circulou em horários e locais proibidos ou mesmo se licenciamento anual e o pagamento de impostos e de multas foram feitos.

Por enquanto não foram definidas as sanções a serem aplicadas àqueles que forem flagrados sem o dispositivo após o prazo estipulado para total implantação do sistema – que deve ocorrer até 30 de junho de 2014.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *