“Noite Valeparaibana de Autógrafos” reúne quatro escritores da região hoje em Jacareí

0 0

A Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu promove nesta sexta-feira (23), às 20h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a “Noite Valeparaibana de Autógrafos”, com a participação de quatro escritores da região: Paulo Tarcízio da Silva Marcondes, Sônia Gabriel, Vitor Chuster e Moacyr Pinto. Entrada gratuita.

Em “São José dos Micuins”, o engenheiro Vitor Chuster faz uma viagem no tempo e resgata curiosidades da fase sanatorial de São José dos Campos. Sobre o título do livro, Chuster esclarece que “micuim” era o apelido dado ao Bacilo de Koch, causador da tuberculose. “Naquela época, era comum as pessoas se dirigirem aos portadores da doença dessa forma: ‘fulano está com a marvada e seus pulmões, cheios de micuins’. Esse era o linguajar típico para dizer que a pessoa sofria com a tuberculose, e não falar o nome da doença, o que trazia mau agouro quando mencionada.”

Moacyr Pinto, de São José dos Campos, lança o romance “Tecendo o Amanhã”, que conta a saga de uma comunidade católica da periferia do ABC paulista durante o fim do século 20. Apesar de ser uma ficção, é pautada em fatos reais e está contextualizada na recente história política do Brasil. Segundo o escritor, o livro mostra “nossos heróis modernos, os trabalhadores”.

Já o livro “Aconteceu na Escola”, do professor e poeta Paulo Tarcízio, apresenta uma sequência de casos ocorridos no ambiente escolar que envolvem professores, alunos e funcionários. De acordo com Tarcízio, “são todos casos verídicos” que envolvem situações de autoridades, greves, disciplina e técnicas de ensino. “São tanto decisões acertadas e decisões equivocadas, ódios e afetos, gestos nobres e gestos lamentáveis… Enfim: vitórias e percalços na vida real das escolas”, comenta o escritor, que também é diretor de Patrimônio Cultural em Pindamonhangaba.

A “Noite Valeparaibana de Autógrafos” traz ainda a escritora Sônia Gabriel, de São José dos Campos, que lança a segunda edição do livro “Mistérios do Vale – histórias que o povo conta no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte Paulista”.

Sábado – No sábado (24), às 20h, o Museu abre as portas para mais uma noite de autógrafos. A poetisa e psicóloga Helenita Scherma lança o livro de poesias As Faces da Alma.

Serviço – o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba fica na rua XV de Novembro, 143, Centro – Jacareí.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *