O aumento do volume de crédito e o aquecimento da economia colocou as empresas financeiras em destaque nas reclamações registradas no Procon de Jacareí. De acordo com o ranking das reclamações de novembro, as empresas financeiras geraram o maior número de reclamações, ocupando as três primeiras posições – Pró-Preços, Itaú, e Banco Cruzeiro do Sul.
O principal motivo das reclamações é a taxa de abertura de crédito (TAC). A diretora do Procon, Cecília Eiko Kubo, orienta que “o consumidor não deve arcar com estes custos de cadastro, e deve ficar atento, pois o valor muitas vezes é embutido nas parcelas”.
Balanço anual – O Procon de Jacareí realizou em 2012 mais de 15 mil atendimentos, registrando até o momento um total de 1.370 reclamações. Na balanço anual da instituição, o setor de serviços ficou no topo do ranking. “Muitos consumidores não tiram todas as dúvidas antes de contratar um serviço e enfrentam dificuldades no cancelamento”, comenta a diretora.
Natal – O Procon de Jacareí também realiza uma operação nas lojas, galerias e shopping centers. O Procon está verificando a exposição de preço dos produtos, se o Código de Defesa do Consumidor está acessível e se o estabelecimento impõe alguma restrição do pagamento com cartão (crédito ou débito) ou cheque.
Em Jacareí, o Procon é subordinado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão e funciona na rua Alfredo Schürig, 300, Centro. Informações pelo telefone 3955-2500. As reclamações também podem ser enviadas por e-mail [email protected].