Casos de dengue em Jacareí caem 78% neste ano

0 0

Os números de casos de dengue registrados esse ano em Jacareí representam uma redução significativa em relação ao ano de 2011. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2011 foram registrados 99 casos positivos, e este ano o número baixou para 21 – uma redução de 78%.

Apesar da boa notícia, é importante alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Ricardo Buchaul, em Jacareí os números de casos registrados estão sob controle, porém “os munícipes não podem relaxar”. “Ações de prevenção à dengue são realizadas durante todo o ano em Jacareí, mas é importante a conscientização da população. Quem controla a proliferação do mosquito é o próprio morador, cuidando da sua casa de maneira adequada”, afirma o diretor.

Ele alerta para os cuidados ao realizar os serviços domésticos, como lavar o quintal, por exemplo: “é preciso ter cuidado para que a água não escorra e permaneça em locais de difícil acesso. Todo local com água parada favorece a proliferação do mosquito, até uma tampinha de garrafa”, explica Buchaul.

Além de orientar os munícipes, os agentes da Vigilância realizam um monitoramento constante em todos os bairros. Primeiro é desenvolvido um cronograma de visitas, e onde existem registros de casos as visitas são intensificadas e todas as residências são vistoriadas. Durante a vistoria os agentes recolhem material e eliminam todos os focos possíveis da proliferação do mosquito. “Geralmente a população recebe bem os agentes e tem colaborado muito com a prevenção”, conclui Buchaul.

Para evitar a dengue em casa:

– não deixe a água parada;

– limpe as calhas e a laje de sua casa;

– mantenha a água de piscina muito bem tratada;

– guarde pneus em locais cobertos;

– lave os bebedouros de animais e troque a água diariamente;

– caixas d’água, poços e tambores devem ser muito bem tampados;

– substitua a água dos pratos de plantas por areia grossa e molhada.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.