Proposta de acordo dos Planos Collor e Verão deve beneficiar mais de 8 mil ex-funcionários da GM

0 0

Mais de oito mil ex-funcionários da General Motors receberão pagamento da  correção inflacionária sobre a multa de 40% do FGTS, referente aos Planos Collor e Verão. Os nomes e valores serão apresentados, nesta quinta-feira, dia 21, às 9h, em assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Terão direito a receber aqueles que trabalhavam na fábrica entre fevereiro de 1989 e março de 1990 e foram demitidos até março de 2006. O valor varia de acordo com cada trabalhador.

Na assembleia, os metalúrgicos irão decidir se aprovam ou não a proposta de acordo negociada entre GM e Sindicato. Caso seja aprovado, o Sindicato vai encaminhar o acordo para homologação judiciária. O pagamento deve sair nos próximos meses, mas não há data definida.

O pagamento das perdas é resultado de ações movidas pelo Sindicato contra a GM, que na época dos planos Verão (1989) e Collor (1990) não fez a correção inflacionária sobre a multa de 40% do FGTS.

Em 2001, o Governo Federal firmou um acordo com a Caixa Econômica Federal, que pagou aos trabalhadores o montante referente às perdas inflacionárias do FGTS.  Entretanto, o acordo não abrangia a dívida das empresas referente à multa de 40% paga nas demissões. Por isso, o Sindicato entrou na Justiça cobrando a diferença a ser paga pelas empresas.

“Esta correção é um direito de todos os trabalhadores do país, mas nem todos os Sindicatos moveram ações em benefício das categorias. A GM, assim como todas as empresas, têm a obrigação de pagar aquilo que já foi, inclusive, determinado pela Justiça”, disse o diretor do Sindicato Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *