Sindicato dos Metalúrgicos e Embraer se reúnem nesta quarta para discutir redução da jornada de trabalho

0 0

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região volta a se reunir com a Embraer, no Ministério do Trabalho, nesta quarta-feira, dia 17, em São Paulo, para discutir a necessidade de redução da jornada de trabalho, sem redução de salários na fábrica.

A medida representaria um gasto adicional de apenas 5,8% na folha bruta de pagamento da Embraer e levaria à abertura de 1.199 postos de trabalho, segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatística) – Subseção do Sindicato.

Além disso, o baixo impacto financeiro seria facilmente absorvido pelas medidas de incentivo fiscal à indústria, adotadas pelo governo federal. De acordo com o balanço financeiro de 2012 da Embraer, o lucro cresceu 308%, já os encargos sociais tiveram uma queda de 18,18% em relação a 2011. Recentemente, a presidente Dilma anunciou um novo pacote de benefícios ao setor.

“A Embraer vive um momento de lucros em alta e com fortes incentivos do governo federal. Está na hora desse lucro ser usado em benefício dos trabalhadores, e a redução da jornada seria um importante passo nessa direção”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros da Silva.

A primeira reunião entre Sindicato e Embraer no Ministério do Trabalho aconteceu no dia 30 de janeiro, mas a empresa insistiu na manutenção da jornada de 43 horas. O Sindicato defende a redução para 40 horas semanais, sem redução de salários e direitos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *