Jacareí realiza neste final de semana 2ª Conferência de Cultura

0 0

Jacareí realiza no próximo final de semana (sábado e domingo, 15 e 16) a 2ª Conferência Municipal de Cultura. Com os temas “Plano Nacional de Cultura”, “Economia Criativa” e “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, a conferência é aberta ao público e tem como objetivo propor ideias e projetos para construção da política cultural do município, tendo em vista a Conferência Estadual e o Conselho Municipal de Cultura. As inscrições gratuitas deverão ser feitas no local – auditório da Secretaria Municipal de Educação, rua Lamartine Delamare, 69, Centro –, às 8h, no dia 15.

A conferência vai contar com as presenças de Valério Bemfica, chefe de representação da Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, e mais três especialistas em legislação, gestão e política culturais — Célio Turino, Ana Carla Fonseca e Fábio de Sá Cesnik.
Célio Turino é historiador, escritor, gestor de políticas públicas e criador do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Turino vai abordar o tema “Gestão Cultural Transformadora”.
Ana Carla Fonseca, que vai ministrar a palestra “Economia Criativa”, é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, economista e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo.

O advogado Fabio de Sá Cesnik é pesquisador sobre direito Tributário e leis de renúncia fiscal para o setor cultural. O tema abordado por Cesnik será “Processos de Financiamentos da Cultura – Renúncia Fiscal e Fundo de Cultura”.

Mobilização – Para chamar a atenção da população para a Conferência de Cultura, um grupo de artistas está organizando manifestações nos dias 14 (das 16h às 19h) e 15 (às 18h). Uma das ações será feita por grafiteiros que vão recorrer à arte do grafite para fazer a divulgação da conferência. “É na verdade uma ocupação artística urbana, em que os grafiteiros vão fazer seus trabalhos artísticos com o objetivo de mobilizar as pessoas para a Conferência de Cultura que acontecerá no dia seguinte”, explica o grafiteiro e artista plástico Tainã Moreno.
No dia 15, também está programada uma manifestação com artistas de diversas áreas com o objetivo de motivar o público a participar da Conferência Municipal de Cultura. “Muita gente não sabe o que é e como funciona uma conferência. É muito interessante este tipo de mobilização para atrair a participação popular”, comenta um dos organizadores da conferência, o ator e produtor Paulo Williams.
Programação:
Dia 15 (sábado)
9h – Abertura
9h30 – Legislação Cultural e Plano Nacional de Cultura – Valério Bemfica
10h30 – Exposição e debates – processos de financiamentos da Cultura (renúncia fiscal e Fundo de Cultura) – Fábio de Sá Cesnik
14h – Políticas Culturais: Economia Criativa – Gestão de Instituições, projetos e iniciativas culturais – Ana Carla Fonseca
16h – Apresentação do Sistema Municipal de Cultura
18h – Cortejo dos Artistas e Ocupação Artística Urbana no Pátio dos Trilhos (Centro)
Dia 16 (domingo)
9h – Políticas Culturais – Gestão e Institucionalidade da Cultura – Célio Turino
11h – Câmaras temáticas setoriais – roda de conversas e elaboração das propostas
14h30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual e dos representantes para o Conselho Municipal de Cultura
17 – Encerramento

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *