Jacareí festeja na sexta-feira o Dia do Violeiro

0 0

A fama de terra da viola levou Jacareí a ganhar um dia especial para festejar a tradição. A cidade comemora em 30 de agosto o Dia Municipal do Violeiro, com show de um dos grandes nomes do universo sertanejo: Cacique e Pajé. A dupla se apresenta às 20h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (rua XV de Novembro, 143, Centro), com entrada gratuita.

A programação começa às 14h e traz vários convidados: Associação dos Violeiros, Paulo Caipira, Rincão Sertanejo, Luiz do Vale, Cantinho da Viola, Rosendo Machado, Ranchinho da Serra, Paraitinga, Rancho da Viola Branca, João Faustino, Mutirão das Violas, Teresinha, Galeano, Tony Cardoso, Pedro Viola e Nelson Sabino

O Dia do Violeiro e dos Compositores das Músicas Sertaneja e Repentista foi instituído por lei municipal em 2011. Mas o gosto pela viola começou bem antes. Entre os nomes mais ilustres que contribuíram para espalhar a fama de cidade dos violeiros está Diésis dos Anjos Gaia, o Ranchinho (1913-1991). O artista nasceu em Jacareí, e formou com o mineiro Murilo Alvarenga a dupla Ranchinho & Alvarenga, uma das mais populares do país nos anos 30 e 50.

A dupla ficou famosa por “disparar” farpas com composições políticas irônicas e bem humoradas como “Romance de uma caveira”. Alvarenga & Ranchinho começou, em 1929, se apresentando em circos e depois fez sucesso por dez anos no Cassino da Urca (RJ).

Cacique e Pajé – Formada em 1978, a dupla sofreu uma modificação em 1994 com a morte de Pajé. Mas em 1997 Geraldo Aparecido da Silva, que havia feito dupla com João Goiano e integrou também o “Trio Andorinha”, passa a formar com Antonio Borges a “nova dupla” com Cacique e Pajé. Gravam então um CD contendo somente modas de viola.

Roteiro da viola – A cidade tem o Dia do Violeiro, mas a autêntica moda de viola é cultivada durante todo o ano em Jacareí. Aos sábados, a Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu promove o programa Manhã Cultural no EducaMais Centro (rua Alfredo Schürig, 20, Centro).

No distrito São Silvestre, por exemplo, existe o Rancho da Viola Branca, com apresentações toda quarta-feira, na Associação dos Moradores (Vila Garcia). No Jardim São Luís (Chácara Santa Cruz, 380), há o Cantinho da Viola, aberto aos sábados, a partir das 17h.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *