Jacareí recebe simpósio de biofotônica esta semana

0 0

Jacareí recebe nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), no CDTI (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação, que engloba a Incubadora de Empresas e o Laboratório de Biotecnologia da USP), o 1º Simpósio de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde. O evento tem como objetivo apresentar as diversas tecnologias que utilizam luz, aplicada às ciências biomédicas e medicina, o que inclui técnicas de diagnóstico, microscopia e terapias com laser e imageamento médico, entre outros métodos.

O simpósio será organizado pela Universidade de São Paulo. Estão confirmadas as presenças de alguns dos principais nomes da pesquisa no setor, de renomadas universidades do País, entre elas a própria USP, Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). É o primeiro evento deste porte no Vale do Paraíba.

Em junho, um convênio com o ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo) para o desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia no município deu início à parceria, inédita na região, com a instalação de um laboratório nas dependências da incubadora para atender, principalmente, na área de microbiologia (que estuda microrganismos como bactérias, fungos e vírus).

O Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação fica na rodovia Geraldo Scavone, 2.080. Informações e inscrições para o simpósio pelo telefone (12) 3958-4422. Serão emitidos certificados de participação pela Associação Mundial de Laserterapia (Walt, na sigla em inglês).

Programação:

31/10

19h – Abertura solene

19h45 – Palestra com o doutor Nivaldo Antônio Parizotto, professor titular do Departamento de Fisioterapia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

1º/11

9h às 9h25 – Professora doutora Denise Zezell – Palestra: Biofotônica na saúde, Ipen-Cnem/SP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-Comissão Nacional de Energia Nuclear)

9h30 às 9h55 – Professora doutora Cristina Kurachi – Palestra: Terapia Fotodinâmica, USP/São Carlos

10h às 10h25 – Professor doutor Airton Martin – Palestra: Aplicações Biomédicas da Espectroscopia Raman, Univap (Universidade do Vale do Paraíba)

10h30 às 10h55 – Professor doutor Anderson Zanardi de Freitas – Palestra: Biofotônica e técnicas de imagem, Ipen-Cnem/SP

11h às 11h25 – Pausa para café

11h30 às 12h – Professora doutora Martha Simões Ribeiro – Palestra: Biofotônica e Nanotecnologia, Ipen-Cnem/SP

12h05 às 13h – Professor doutor Vanderlei Salvador Bagnato, diretor da Agência USP de Inovação – Palestra: Inovação em Biofotônica

13h às 14h25 – Almoço

14h30 às 14h55 – Professora doutora Silvia Nuñes – Palestra: Laserterapia de Baixa Potência em Odontologia

14h55 às 15h25 – Professor doutor Ernesto Cesar P. Leal Jr., Uninove (Universidade Nove de Julho) – Palestra: Laserterapia no Esporte

15h30 às 15h55 – Professora doutora Maria Cristina Chavantes – Palestra: Laserterapia na Clínica Médica e Cicatrização de Feridas, Incor (Instituto do Coração)

16h às 16h25 – Pausa para café/ apresentação de pôsteres

16h30 às 17h – Professor doutor Rodrigo Alvaro B. Lopes Martins – Palestra: Biofotônica e Engenharia de Tecidos, ICB/USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo)

17h05 às 18h – Mesa Redonda e Encerramento – Mediador: Professor doutor Adenilson Fonseca, Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *