Fórum em Jacareí discute violência contra a mulher

0 0

Na manhã de ontem (25), o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Jacareí reuniram cerca de 130 mulheres atendidas pelo serviço social para um Fórum sobre a Violência contra Mulheres.
Após serem recepcionadas com um café da manhã, as participantes receberam informações sobre os serviços oferecidos nos equipamentos sociais mantidos pela Prefeitura.

A secretária de Assistência Social, Vera Lino, destacou a importância do encontro: “tenho certeza de que vamos sair deste fórum mais fortalecidas, porque é uma verdadeira aprendizagem”.
Para completar a programação, as participantes assistiram a uma palestra da especialista em combate à violência contra mulheres, a historiadora Celina Simões. “A proposta de reunir um grupo como este é falar de experiências de outras mulheres. Uma forma de alertar sobre combate à violência contra a mulher”, comentou a palestrante, que coordena um núcleo de combate à violência em São Paulo.

Uma das participantes disse ter já sofrido violência doméstica e disse que não tinha informações de como denunciar o agressor. “Eu preferi me calar. Como eu ia denunciar e ficar na mesma casa?”, disse a artesã, que hoje é atendida pelo Creas.
Celina Simões explicou que casos como o da artesã são comuns, e as denúncias possibilitam que as mulheres recebam ajuda. “Muitas mulheres sofrem violência física, psicológica e sexual e necessitam de políticas públicas que garantam a vida delas, hoje   temos o disk denúncia (180), a ligação é gratuita e atende todo o país”, ressaltou Celina.

Saiba mais – O dia  25 de novembro foi instituído pela ONU em 1999 como o Dia Internacional da Não Violência contra Mulher, em lembrança ao assassinato de duas irmãs da República Dominicana, mortas pela pela ditadura.
O Creas é um dos equipamentos sociais que atende as mulheres vítimas de violência. O Creas fica na rua Pompílio Mercadante, 598, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – telefone 3954-4001. Em Jacareí, a Prefeitura mantém ainda quatro unidades do Cras:
– Centro: rua Valdemar Berardineli, 251
– Leste: rua Mogi das Cruzes, 426, Cidade Salvador
– Oeste: rua Ale Mohamed Ahmed, 270, Residencial São Paulo
– Norte: rua Antonio Martins Garcia, 544, Parque Meia-Lua

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *